Nonoai: Caminhada celebra Dia Mundial de Conscientização do Autismo

A comunidade Apaeana de Nonoai estará pontuando nesta quinta-feira (31) o Dia Mundial de Conscientização do Autismo com a realização de uma caminhada. A concentração ocorre a partir das 8 horas e 30 minutos em frente à sede da APAE e deve percorrer as Ruas Júlio Golin, Oliveira Lima, Padre Manoel, retornando até a APAE.
“A caminhada acontece no mundo todo, no dia 2 de abril, que é o Dia Mundial de Conscientização do Autismo. Queremos alertar a sociedade sobre a situação de pessoas com o espectro do autismo, que devem conviver socialmente”, disse a psicóloga da APAE Sandreli de Moura.
Segundo a Organização Mundial de Saúde, existem hoje no mundo mais de 2 milhões de pessoas com autismo. Em Nonoai, a APAE trabalha com aproximadamente 90 alunos, dos quais 10% foram diagnosticados portadores do transtorno.
O autismo é um transtorno de desenvolvimento que geralmente aparece nos três primeiros anos de vida e compromete as habilidades de comunicação e interação social.
Em maio de 2013 foi lançada a quinta edição do Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-V), que trouxe algumas mudanças importantes, entre elas novos diagnósticos e alterações de nomes de doenças e condições que já existiam.

print