Nonoai: Sebrae oferece 16 cursos de qualificação para empresários da ACISA

A diretoria executiva da Associação Comercial de Nonoai, recebeu na tarde desta segunda-feira a Gerência Regional Norte do Sebrae, Tania Ines Witschinski que ofertou pelo menos 16 cursos de qualificação para o empresariado nonoaiense.
De acordo com o empresário Ademir de Oliveira, a Acisa estará repassando um questionário aos associados para definir os cursos prioritários. A partir disso, o Sebrae estará em Nonoai para definir o calendário de atividades.

Confira alista de cursos oferecidos pelo Sebrae:

FINANÇAS: GESTÃO FINANCEIRA NA MEDIDA
Público-Alvo: Micro e pequenas empresas
Objetivos
• Compreender a importância de implantar e analisar os controles financeiros e econômicos para uma gestão mais eficaz da sua empresa.
• Reconhecer a importância de que para formar preço de produto ou serviço é fundamental considerar custo e mercado.
• Comprometer-se em registrar as informações financeiras e econômicas nos Controles de Caixa e de Resultado e analisar os preços praticados pela empresa.
• Predispor-se a tomar decisões a partir da análise dos indicadores de desempenho financeiro e econômico da empresa.
• Efetuar o registro de forma organizada das informações econômicas e financeiras da sua empresa.
• Analisar os indicadores de desempenho de sua empresa para tomar decisões.
• Analisar os preços praticados identificando as margens dos produtos e serviços.

Conteúdo Programático
Encontro 1 – Ferramenta de Controle do Dinheiro: O CAIXA;
Encontro 2 – Fluxo de Caixa;
Encontro 3 – Demonstrativo de Resultados: Identificando o LUCRO;
Encontro 4 – Análise dos Indicadores de Resultados;
Encontro 5 – Formação do Preço de Venda.

Carga Horária: 20 horas de curso + 2 HORAS de consultoria individual + diálogo empresarial em grupo.
Número Mínimo de Participantes: 12
Número Máximo de Participantes: 30
VALOR PJ: R$ 180,00 / participante.
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OFICINA ADMINISTRANDO FLUXO DE CAIXA
Público-Alvo: Micro e pequenas empresas

Objetivos: Orientar o empresário na aplicação da ferramenta de fluxo de caixa no gerenciamento da sua empresa.
RESULTADOS ESPERADOS: Entendimento sobre as formas de aplicação da ferramenta de fluxo de caixa, bem como, estruturação de um Plano de Ação para implementação na empresa.

Conteúdo Programático
Conceitos e Objetivos
Fatores que determinam as Sobras e Faltas de Recursos
Estruturando o Fluxo de Caixa da Empresa
Projeções de Caixa
Dicas para melhorar o fluxo financeiro da Empresa
Carga Horária: 4 horas.

Número Mínimo de Participantes: 10
Número Máximo de Participantes: 30

VALOR PJ: R$ 50,00/participante.
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OFICINA ANÁLISE DE CUSTOS, DESPESAS E PREÇO DE VENDA
Público-Alvo: Micro e pequenas empresas

Objetivos: Orientar o empresário quanto, as estruturas de custos e despesas e o cálculo adequado do preço de venda dos produtos, mercadorias ou serviços, estabelecendo um plano de ação para implantação na sua empresa.
RESULTADOS ESPERADOS: Entendimento da forma adequada de formação do preço de venda dos produtos, mercadorias ou serviços, implantando na sua empresa.

Conteúdo Programático
Custos de mercadorias, produtos e serviços
Despesas fixas e variáveis
Margem de Contribuição
Lucratividade
Ponto de Equilíbrio
Formação do Preço de Venda

Carga Horária: 4 horas.
Número Mínimo de Participantes: 10
Número Máximo de Participantes: 30

VALOR PJ: R$ 50,00/participante.
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VENDAS E MARKETING:
GESTÃO VISUAL DE LOJAS – AUMENTANDO SUAS VENDAS – SEBRAETEC
Público-Alvo: Micro e pequenas empresas
Objetivos: Proporcionar condições para que os participantes conheçam e apliquem as técnicas e estratégias da gestão do visual de loja com a finalidade de incrementar suas vendas.

Conteúdo Programático
Encontro 1 – A importância da Gestão do Visual de Loja
Encontro 2 – Conhecendo os mecanismos que influenciam as compras do seu consumidor
Encontro 3 – Técnicas de exposição de produtos: conquistando clientes
Encontro 4 – Montando sua vitrine
Carga Horária: 16 horas de curso + 2 horas de consultoria por empresa
Número Mínimo de Participantes: 15
Número Máximo de Participantes: 25
VALOR PJ: R$ 90,00/participante
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CURSO ATENDIMENTO AO CLIENTE
Público-Alvo: O Curso Atendimento ao Cliente é destinado a empresários e gestores de pequenos negócios.

Objetivos: O Curso Atendimento ao Cliente é destinado a empresários e gestores de pequenos negócios e tem como propósito criar condições necessárias para que os participantes desenvolvam competências gerais nas dimensões de natureza:
Cognitiva: identificar os aspectos que contribuem para a satisfação do cliente.
Atitudinal: refletir criticamente sobre as ações e procedimentos de atendimento em sua empresa.
Operacional: planejar ações que garantam a satisfação dos clientes e possam gerar um impacto positivo nos resultados.
Conteúdo Programático
• Encontro 1 – Tratar bem ou atender bem?
• Encontro 2 – Superar as expectativas dos clientes.
• Encontro 3 – Como agir em situações de adversidade.
• Encontro 4 – Atrair, reter e fidelizar o cliente: uma atitude dinâmica na empresa.
• Encontro 5 – Como agir diante das reclamações do cliente?
Carga Horária: 15 horas.
Número Mínimo de Participantes: 15
Número Máximo de Participantes: 30
VALOR PJ: R$ 90,00/participante
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CURSO COMO CONDUZIR NEGOCIAÇÕES EFICAZES
Público-Alvo: Proprietários e Gestores de pequenos negócios.

Objetivos: O curso tem como propósito criar condições necessárias para que os participantes desenvolvam competências gerais nas dimensões de natureza:
Cognitiva
• Selecionar estratégias que levem aos melhores resultados possíveis nas diferentes situações de negociação.
Atitudinais
• Adotar posturas éticas e flexíveis que favoreçam uma negociação ganha- ganha.
Operacional
• Realizar negociações que possibilitem atingir com eficiência os resultados almejados.

Conteúdo Programático
Encontro 1: Conceitos e técnicas de negociação.
Encontro 2: Estilos de Negociadores e fontes de poder.
Encontro 3: Negociação ganha-ganha.
Encontro 4: Estratégias de negociação.
Encontro 5: Habilidades comportamentais no processo de negociação.

Carga Horária: 15 horas.
Número Mínimo de Participantes: 15
Número Máximo de Participantes: 31
VALOR PJ: R$ 90,00/participante
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OFICINA GESTÃO DO RELACIONAMENTO TOTAL COM O CLIENTE
Público-Alvo: Empresário de micro e pequena empresa.
Objetivos: Apresentar ferramentas aos participantes provenientes do ambiente de MPEs para que possam visualizar, incorporar e potencializar a gestão do relacionamento com seus clientes de forma integral dentro dos recursos que estão ao seu alcance, visando aumentar sua competitividade e lucratividade.

Conteúdo Programático
QUEM É O NOVO CLIENTE?; PRINCIPAIS DIFERENÇAS ENTRE VENDER PRODUTOS E SERVIÇOS; PILARES DA GESTÃO DO RELACIONAMENTO; O QUE É CRM E PARA QUE SERVE.

Carga Horária: 8 horas
Número Mínimo de Participantes: 15
Número Máximo de Participantes: 30
VALOR PJ: R$ 90,00/participante
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MARKETING NA MEDIDA
Público-Alvo: Gestores de micro e pequenas empresas.

Objetivos: Este curso foi desenvolvido com o propósito de desmistificar o entendimento do marketing, apresentar ferramentas para sua utilização nas organizações e facilitar a elaboração de um Plano de Marketing.
Conteúdo Programático
Encontro 1 – Conceitos Centrais de Marketing;
Encontro 2 – Estratégias de Marketing;
Encontro 3 – Tópicos Avançados de Marketing;
Encontro 4 – Compartilhando Resultados.
CARGA HORÁRIA DO CURSO: 16 HORAS
CARGA HORÁRIA DA CONSULTORIA: 2 HORAS POR EMPRESA
Número Mínimo de Participantes: 12
Número Máximo de Participantes: 30
VALOR PJ: R$ 180,00/participante
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GESTÃO ESTRATÉGICA DE VENDAS NA MEDIDA – GEV
Público-Alvo: Destinado a empresários e gerentes de vendas de microempresas que desejam implementar estratégias de vendas na empresa.

Objetivos: O curso “Gestão Estratégica de Vendas” tem o propósito de oportunizar momentos de reflexão para os profissionais envolvidos com vendas – seja na função de gestor de vendas ou na função direta de vendedor.

Conteúdo Programático
O curso é composto por quatro encontros, com duração de quatro horas cada, acrescido de mais duas horas de consultoria, por empresa, realizada no Sebrae.
Encontro 1: ANALISANDO O PROCESSO DE COMPRA DO CLIENTE E O DE VENDA DA EMPRESA
Encontro 2: PLANEJANDO E GERENCIANDO A EQUIPE DE VENDAS
Encontro 3: ATENDIMENTO QUALIFICADO GERA VENDA DIFERENCIADA
Encontro 4: TRABALHANDO PARA FIDELIZAR O CLIENTE
Carga Horária: 16 horas e duas horas de consultoria por empresa.
Número Mínimo de Participantes: 12
Número Máximo de Participantes: 30
VALOR PJ: R$ 180,00/participante
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CURSO CRIATIVIDADE EM GESTÃO
Público-Alvo: Gestores de micro e pequenas empresas.
Objetivo: Curso que tem por objetivo estimular a inovação e quebrar os bloqueios que dificultam a criatividade, através de técnicas e dinâmicas que desenvolvem o pensamento criativo, com direcionamento para a área de gestão.
– Estimula a quebra de paradigmas e bloqueios que dificultam a criatividade;
– Facilita a compreensão do que é criativo;
– Proporciona o conhecimento das próprias capacidades criativas.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
Módulo 1: O que é criatividade
Como me torno mais criativo
Descobrindo a criatividade dentro de cada um
O processo criativo
Laboratório Criativo – Ser
Módulo 2: O grupo criativo
Como promover a criatividade em grupo
Criando e cooperando
Módulo 3: A criatividade e a nova economia
Inovação e criatividade, o diferencial da nova era
Laboratório Criativo – Expressão
Módulo 4: Criatividade dentro das corporações
A empresa criativa
Características dos colaboradores criativos
As sistemáticas do criar nas empresas
Laboratório Criatividade em Gestão
Módulo 5: A criatividade na solução de problemas
Técnicas criativas para o ambiente profissional
Como fazer um ambiente criativo em uma empresa
Responsabilidade e maturidade
Laboratório de técnicas de solução de problemas (brainstorming, liderança rotativa, construção coletiva, técnicas de improvisação).

Carga Horária: 20 horas
Número Mínimo de Participantes: 15
Número Máximo de Participantes: 25
VALOR PJ: R$ 90,00/participante
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ESTRATÉGIAS:
OFICINA MAPEANDO IDEIAS DE NEGÓCIOS – CANVAS
Público-alvo: empresários ou potenciais empresários.
Objetivos:
O modelo de negócio descreve a lógica de como uma empresa constrói (produto), entrega (canais) e captura (receitas) valor. Utilizando a metodologia Business Model Generation, os empreendedores sairão preparados para a construção de modelos mais sólidos de negócio.
• Possibilita testar várias ideias de forma mais rápida e prática;
• Facilita a construção do Plano de Negócios;
• É possível fazer com as informações disponíveis;
• Proporciona visão geral e resumida do negócio.

Conteúdo Programático
• Como minha empresa vai se diferenciar no mercado?
• Qual inovação está propondo?
• Quais problemas ela vem resolver?
• Que segmentos de clientes pretende atender?
• De onde virá meu lucro?
• Onde devo investir meus recursos?
• Quais são as atividades-chave?
• Que parcerias são necessárias?
• Que canais utilizar?
Carga Horária: 4 horas
Número Mínimo de Participantes: 15
Número Máximo de Participantes: 35
VALOR PJ: R$ 50,00/participante
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PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO NA MEDIDA
Público-Alvo
Gestores de micro e pequenas empresas.
Objetivos
Capacitar o empresário para realizar o planejamento estratégico de sua microempresa com vistas ao alcance de resultados satisfatórios de acordo com suas expectativas e metas.
Conteúdo Programático
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
ENCONTRO 1 – QUEM SOMOS?
ENCONTRO 2 – ONDE ESTAMOS HOJE?
ENCONTRO 3 – PARA ONDE VAMOS E COMO CHEGAREMOS LÁ?
ENCONTRO 4- COMO CHEGAREMOS LÁ?
Carga Horária
16 horas. Mais duas horas de consultoria por empresa.
Número Mínimo de Participantes: 12
Número Máximo de Participantes: 30
VALOR PJ: R$ 180,00/participante
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ALIMENTOS:
BOAS PRÁTICAS – SEBRAETEC
Público-Alvo
Micro e pequenas empresas.
Objetivos
O Curso fornece formação básica nas condições de higiene e manipulação de alimentos, visando a obtenção de produtos seguros à saúde, com custos mais baixos e processos padronizados.
Conteúdo Programático
Público alvo: Indústrias diversas de alimentos e bebidas
Serão abordados quatro grupos:
a) Controle de perigos: Grupos de microrganismos importantes em alimentos, parâmetros que influenciam a multiplicação dos microrganismos em alimentos, Medidas de controle dos perigos, monitorização, ação corretiva e registro.
b) Boas Práticas de Fabricação undamentais: Potabilidade da água,Higiene das superfícies de contato com o produto, Prevenção da contaminação cruzada, Higiene Pessoal, Proteção contra contaminação do produto, Agentes tóxico, Saúde do manipulador, Controle de pragas.
c) Requisitos complementares de Boas Práticas de Fabricação:programa de treinamento, projetos e instalações, controle de fornecedores, manutenção e calibração de equipamentos, tratamento de efluentes, programa de recolhimento.
d) Elaboração do Manual de BPF e POP/PPHO
Carga horária: 16 h em 4 encontros (em quatro dias consecutivos no mesmo turno).
Ou em 2 encontros (tarde e noite) de 8h dependendo do município.

Carga Horária: 16 horas.
Número Mínimo de Participantes: 10
Número Máximo de Participantes: 25
VALOR PJ: R$ 100,00/participante
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GESTÃO DE PESSOAS:
OFICINA SUCESSÃO NA EMPRESA FAMILIAR
Público-Alvo
Empresários de micro e pequenas empresas
Objetivos
Capacitar os empresários para o planejamento do processo sucessório da empresa familiar, mostrando a importância da preparação do sucessor.

Conteúdo Programático
Empresas familiares no mundo e no Brasil
Sucessão nas empresas familiares
Modelo dos três sistemas: família, sociedade e empresa.
O líder na empresa familiar
Educação dos herdeiros

Carga Horária: 4 horas
Número Mínimo de Participantes: 12
Número Máximo de Participantes: 25
VALOR PJ: R$ 50,00/participante
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CURSO GESTÃO DE PESSOAS E EQUIPES NA MEDIDA
Público-Alvo: EMPRESÁRIOS, GESTORES E SÓCIOS DE MICROEMPRESAS.
Objetivos: CAPACITAR O EMPRESÁRIO PARA O EXERCÍCIO DA GESTÃO DE PESSOAS E PERMITIR QUE O EMPRESÁRIO APROPRIE-SE DOS CONHECIMENTOS QUE PERMITIRÁ CRIAR CONDIÇÕES E POTENCIALIZAR A CAPACIDADE EMPRESARIAL DE ATRAIR, DESENVOLVER E MANTER TALENTOS.

Conteúdo Programático:
Encontro 1 – O sistema de Gestão de Pessoas;
Encontro 2 – Sistemas de remuneração e provisão de pessoas;
Encontro 3 – Seleção, desempenho e retenção de talentos;
Encontro 4 – O trabalho em equipe e a percepção humana;
Encontro 5 – A comunicação interpessoal e os conflitos em uma equipe;
Encontro 6 – O empresário como um coach da equipe.

Carga Horária: 24 horas mais duas horas de consultoria por empresa.
Número Mínimo de Participantes: 12
Número Máximo de Participantes: 30
VALOR PJ: R$ 180,00/participante
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CURSO CULTLÍDER – CULTURA DA LIDERANÇA
Público-Alvo: Líderes empresariais e comunitários.

Objetivos: O propósito desta solução educacional é oferecer condições para que os participantes desenvolvam as seguintes competências:
– Compreender a importância de se trabalhar a visão sistêmica de uma liderança motivada e orientada para melhores resultados na transformação da sociedade.
– Adotar atitudes de um líder empreendedor, transformador, ético, criativo e inovador para o fortalecimento dos talentos do grupo.
– Aplicar no seu dia a dia as atitudes e características de uma liderança compartilhada, empreendedora e transformadora, com liderados mobilizados para alcançar melhores resultados.

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