Senado quer reduzir o número de deputados federais de 513 para 405

Compartilhe esta notícia!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram

Uma proposta de emenda à constituição quer reduzir o número de deputados de 513 para 405. Com isso os estados com menor população passariam a contar com o número mínimo de quatro deputados e os mais populosos com o número máximo de 50 deputados. Hoje, os estados com número mínimo de deputados, como Rondônia e Acre, têm oito representantes e os com número máximo, como é o caso de São Paulo, contam com 70 deputados federais. O autor da proposta é o senador Álvaro Dias, do PV do Paraná. Na opinião dele, a medida vai corrigir a desproporção de representação entre os estados mais populosos e os menos populosos.
Álvaro Dias, acredita que a redução vai gerar economia e aumentar a qualidade do legislativo. “Primeiro creio que teremos um legislativo mais enxuto e, portanto mais econômico e mais qualificado. Eu creio que a maior dificuldade é o enorme número de partidos e o número de parlamentares. Então passa pela reforma política com a redução do número de partidos e pela redução do número de parlamentares”, enfatizou.
O texto prevê que a redução do número de parlamentares na Câmara dos Deputados será gradual e só vai ser totalmente concluída depois de quatro eleições após a promulgação da PEC. O projeto está na Comissão de Constituição e Justiça do Senado.

print