Ministério da Saúde encaminha dois novos médicos para Nonoai

A Secretaria Municipal de Saúde de Nonoai deve receber novos médicos cubanos após os profissionais Marivelly Rojas Uiloa e Osbel Cabrera Pérez, que atuaram em Nonoai, por mais de dois anos, terem abandonado o programa do Governo Federal Mais Médicos. De acordo com a Assessoria de Comunicação da Prefeitura, a Secretaria Municipal de Saúde de Nonoai agiu rápido e fez o contato com o Ministério da Saúde solicitando a imediata reposição para atender a demanda do município.
Na manhã desta quarta-feira (24), o Secretário de Saúde, Volmar Schmidt recebeu um telefonema do Ministério da Saúde informando que os novos profissionais que serão destinados para Nonoai já foram escolhidos e estão em fase final do período de acolhimento e preparação em Brasília, onde recebem orientações sobre o SUS e aulas de português.
A Secretária adjunta da Saúde, Suellen Moreira, informou que não há uma data confirmada para a chegada dos médicos, porém deve acontecer já nos próximos dias. Além disso, entre os municípios que viveram situação semelhante, Nonoai será um dos primeiros a receber a confirmação da reposição.
Os médicos cubanos Marivelly Rojas Uiloa e Osbel Cabrera Pérez, não retornaram para Nonoai após participarem de um Congresso de Medicina realizado em São Paulo no mês passado, e comunicaram a Secretaria de Saúde de Nonoai através de mensagens de celular que não retornariam. Eles informaram que voltariam ao seu país de origem. Agora o caso do abandono do programa federal foi encaminhado ao Ministério da Saúde, o qual deve tomar as medidas cabíveis.

print