Pesquisa revela que 80% dos brasileiros usam a internet

Compartilhe esta notícia!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram

Mais de 23 milhões de brasileiros entre 9 e 17 anos usam rotineiramente a rede mundial de computadores. O total representa 80% da população nesta faixa etária e a maioria, se conecta mais de uma vez por dia.
A pesquisa, realizada anualmente pelo Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação, conhecido como Cetic, mostra ainda que 1 em cada 10 jovens neste grupo jamais acessou à internet por ausência de conexão.
O telefone celular se tornou o principal equipamento quando se trata do assunto, ultrapassando o computador de mesa desde 2014.
O senador Cristovam Buarque, do PPS do Distrito Federal, comemorou os números. Segundo ele este é um indicador relativamente positivo. “A população jovem brasileira está conectada e portanto, ela se liga a outros jovens em diversas partes do país e talvez a até alguns no mundo inteiro”.
O levantamento deste ano mostra ainda uma progressão no número de jovens conectados. Em relação a 2014, a pesquisa aponta um aumento no uso da internet de 51%. Cristovam Buarque defende que a elevação, mais que quantitativa, seja também qualitativa. “Embora ainda não tenhamos descoberto como é que transformamos a informação exagerada em educação aprofundada. Aí, sabemos que passa pela educação. O que eu temo é que esses 51% que têm acesso a internet não estejam em escolas de qualidade”, avalio.
Para elaboração da pesquisa foram feitas 6.100 entrevistas pessoalmente com crianças e adolescentes e 3 mil com seus pais ou responsáveis, em 350 municípios, entre novembro de 2015 e junho de 2016.

print