Gramado dos Loureiros: Emater/RS-Ascar promove tarde técnica sobre apicultura

Na intenção de fomentar a atividade da apicultura no município de Gramado dos Loureiros a Emater/RS-Ascar realizou nesta terça-feira (03/01) uma tarde técnica sobre apicultura, reunindo produtores na propriedade dos agricultores Valdecir e Diana Pereira Pinto, na Linha Encruzilhada dos Ribeiros, interior do município. A capacitação contou com a colaboração do técnico em agropecuária da Emater/RS-Ascar de Nonoai, Leonido Albuquerque, e do assistente técnico regional de sistemas de produção animal da Emater/RS-Ascar, Valdir Sangaletti.
No primeiro momento, os participantes puderam trocar informações e experiências sobre a atividade, esclarecendo conceitos e dúvidas que envolvem a apicultura. Na sequência, com os devidos equipamentos de segurança, tiveram a oportunidade de manejar algumas colmeias da propriedade, praticando a transferência de enxame e o monitoramento de colmeias. Ao final da atividade, a família anfitriã serviu aos participantes da tarde técnica um lanche preparado com pratos à base de mel.
A Emater/RS-Ascar estimula o desenvolvimento da atividade da apicultura pelas famílias de agricultores como uma forma de geração de renda. Na região Norte do Estado, a apicultura chama atenção como uma atividade complementar. É desenvolvida por muitos produtores de forma artesanal e é vista como uma excelente alternativa de complemento pela baixa necessidade de mão de obra, da pouca penosidade do trabalho e da grande valorização comercial do produto extraído da atividade. A atividade apícola apresenta grande potencial de desenvolvimento, especialmente na região Norte, pelo clima favorável, com a diversidade de floresta tropical, especialmente nas áreas costeadas por rio.
763_-_gramado_dos_loureiros_-_tarde_t_cnica_apicultura_2

print