Trindade do Sul: Prefeito Oda é escolhido presidente do CONIGEPU


Em assembleia realizada na tarde desta quinta-feira, (Dia 19/01) os prefeitos que compõem o Consórcio Intermunicipal de Cooperação e Gestão Pública – CONIGEPU, elegeram o Prefeito de Trindade do Sul Odair Pelicioli como presidente do consórcio.
De acordo com o Prefeito Odair, o maior desafio é a implantação do sistema de coleta seletiva do lixo doméstico recolhido nos 12 municípios consorciados. “Somente com a coleta seletiva poderemos dar mais tempo de vida aos aterros de compostagem, pois hoje, apenas 20% do que é encaminhado ao consórcio é reaproveitado e 80% acaba indo para a compostagem. Precisamos inverter estes números”, anunciou.
Quando projetado, as instalações iniciais do CONIGEPU previam a separação e disposição dos resíduos domésticos para os sete municípios que acreditaram na possibilidade de enfrentar juntos, o problema que até então somente era percebido nos grandes centros urbanos.
A ideia deu certa e se avolumou com o passar do tempo se tornando uma das grandes empresas existentes na região e dando a destinação correta dos resíduos domiciliares de 11 municípios, entre eles, Trindade do Sul, Alpestre, Constantina, Engenho Velho, Gramado dos Loureiros, Nonoai, Novo Xingu, Rio dos Índios, Ronda Alta, Sarandi e Três Palmeiras que juntos formam uma população de mais 84 mil habitantes. Mas estes números não impressionam frente à quantidade de resíduos recebidos mensalmente, onde nos meses atuais o recebimento chega a média de 800 toneladas/mês com a separação e destinação adequada de 30 toneladas por dia nas linhas de trabalho.
De todo o montante de resíduos recebidos mensalmente o material reciclável retirado corresponde a 20% do resíduo total recebido e assim cerca de 160 toneladas/mês de materiais recicláveis deixam de ir para aterros e lixões e voltam na forma de outros materiais a fazer parte da vida de cada um.
A empresa que tem sua sede no município de Trindade do Sul e conta com uma equipe de 84 funcionários, recebe apenas resíduos domésticos e os demais tipos de resíduos fica a cargo dos municípios encaminharem para destinação correta.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados *

*

error: Conteúdo Protegido. Entre em Contato.