Nonoai: PRE deflagra campanha Maio Amarelo

O Comando Rodoviário da Brigada Militar de Nonoai – PRE, iniciou nesta segunda-feira (dia 08/05) a campanha Maio Amarelo. A mobilização desenvolvida neste mês tem o intuito de sensibilizar e conscientizar a população sobre os altos índices de mortes e feridos no trânsito.

Em Nonoai, a Polícia Rodoviária estará pontuando a campanha com a exposição de um veículo acidentado as margens da ERS 406 com uma faixa da conscientização. A PRE comemora os resultados das ações preventivas aos acidentes de trânsito. De acordo com o Sargento Adriano Duda, no último período ouve uma redução no número de vítimas, se comparado com o mesmo período do ano passado. “Neste ano registramos 3 vítimas fatais e 36 pessoas feridas em acidentes de trânsito, enquanto que em 2016 foram 5 vítimas fatais e 39 pessoas feridas no mesmo período, ou seja, de janeiro a maio”, relatou. Se contabilizado todo o período de janeiro a dezembro de 2016, a PRE registrou 172 acidentes que resultaram em 122 pessoas feridas e 19 vítimas fatais. O Sargento atribui à redução do número de vítimas a alteração do comportamento dos condutores que está observando mais as regras de circulação de trânsito, além do trabalho de fiscalização de rotina da PRE.

O Diretor do CFC União de Nonoai, Ademir de Oliveira, que é especialista em trânsito, relata que segundo dados estatísticos fornecidos pelo DETRAN RS, apontam que a maioria dos acidentes se dá no período noturno e nos finais de semana, principalmente com jovens. Ele também revelou que neste ano, o CFC estará desenvolvendo a campanha “Maio Amarelo” durante a realização da 7ª Exponay que ocorre entre os dias 25 e 28.

O Maio Amarelo também é conhecido como Campanha Zenani Mandela, em memória da neta de Nelson Mandela, vítima de acidente de trânsito na África do Sul em 2010, com apenas 13 anos. A cor amarela foi escolhida em alusão à sinalização de advertência, utilizada nos semáforos. Por isso ficou conhecida como a cor da atenção pela vida. Assim como os movimentos de conscientização de combate ao câncer de mama, de próstata e contra o vírus HIV, o Maio Amarelo também é simbolizado pelo laço, nesse caso, amarelo.

print