Nonoai: Voluntários fazem exame de compatibilidade de medula

Um grupo formado por nove voluntários do município de Nonoai estiveram na manhã desta terça-feira (dia 03/10) no Hemopasso em Passo Fundo, para fazer o exame de compatibilidade de medula óssea. A expectativa dos voluntários é salvar a vida da pequena Maria Gabriela Soares Padilha, de 17 meses de vida, que foi diagnosticada com leucemia. De acordo com os médicos que tratam a pequena Maria Gabriela, somente um transplante de medula óssea pode salvar a sua vida.

O grupo foi recebido no Hemopasso e após a coleta do material para o exame de compatibilidade foi liberado. Em caso de compatibilidade com a paciente, o doador é então chamado para exames complementares e para realizar a doação. Tudo seria muito simples e fácil, se não fosse o problema da compatibilidade entre as células do doador e do receptor. A chance de encontrar uma medula compatível é, em média, de uma em 100 Mil.

Os voluntários passarão a fazer parte de um cadastro nacional de doadores de medula óssea. Eles foram encaminhados através da Secretaria Municipal de Saúde de Nonoai, que inclusive disponibilizou o transporte.

print