Comissão do Senado discute a legalização do autocultivo de maconha

A Comissão de Direitos Humanos e Legislação participativa debateu nesta quinta-feira (dia 20/10) a descriminalização do cultivo da maconha para uso pessoal. Para o debate, foram convidados representantes da sociedade e profissionais da saúde favoráveis e contrários ao cultivo da cannabis para uso particular, mas todos concordaram que o tema precisa ser tratado com menos preconceito e dados mais precisos.

O senador Wilder Morais, do PP de Goiás, elogiou a coragem do senador Sergio Petecão, do PSD do Acre, relator da sugestão, de discutir um tema tão sensível para a sociedade, inclusive na questão da segurança pública.

“Tem que ter coragem sim pra debater esse tema. Que o Brasil tem um numero tão grande de entrada de arma e drogas no nosso país e com certeza o senhor tem o apoio dos colegas”, disse Wilder Morais.

Muitas famílias estão buscando a justiça para ter o direito de plantar a cannabis em casa e extrair o óleo artesanal para amenizar os sintomas de doenças como câncer, epilepsia e esclerose múltipla.

Cidinha Carvalho, da Associação de Cannabis Medicinal, pediu a liberação do autocultivo. “Bloquear o autocultivo para um paciente é a mesma coisa que dar uma sentença de morte para o paciente, porque ele não pode buscar uma melhora ou um alivio”, defendeu.

Mais de 300 pessoas mandaram sugestões e perguntas durante a audiência pública por meio do portal e-cidadania. A discussão do autocultivo da maconha chegou ao Senado por meio de uma ideia legislativa apresentada neste ano.

print