Sindicato convoca professores da rede estadual para ato em valorização à categoria

O núcleo do CPERS de Passo Fundo está convocando os professores e funcionários da rede estadual de ensino para participarem do Dia de Luta, que ocorrerá amanhã, dia 2 maio. A manifestação será realizada às 10h, em frente ao Banrisul da Avenida Brasil. As escolas que aderirem deverão suspender as atividades na quarta-feira após o horário do recreio. Ainda não há confirmação de quais e quantas participarão.

Segundo o núcleo, o objetivo não é paralisar todas as instituições de ensino, mas são esperadas, pelo menos, 100 pessoas no local. Na cidade são cerca de 800 profissionais da área. O ato, que acontece em todo o Estado, é para chamar atenção da sociedade à condição em que a categoria se encontra devido ao arrocho e atraso salarial. Haverá distribuição de panfletos explicativos à comunidade.

De acordo com o presidente do núcleo, Orlando Marcelino, são quatro anos sem reajuste salarial e meses de parcelamento ou atraso de salários. Atualmente, a categoria recebe apenas 51,3% do Piso Salarial do Magistério (R$ 2.455,35), sendo que para ganhar o que é de direito, os educadores teriam que ter um reajuste de 94,84%. Orlando explica que hoje o governo estadual faz um escalonamento para o pagamento dos professores e funcionários. Os menores salários recebem nos primeiros dias do mês e os demais lá pelo dia 10.

Para a quitação da folha dos servidores desse mês o governo contou com o valor arrecado com a venda de ações do Banrisul. No entanto, Orlando destaca que o Estado não vai vender ações todos os meses.

Fonte: Uirapuru

print