Consulta Popular: Codemau divulga resultado extraoficial

O Conselho Regional de Desenvolvimento do Médio Alto Uruguai – Codemau, divulgou neste final de semana os dados extraoficiais da votação da Consulta Popular realizada entre os dias primeiro e três de agosto no Rio Grande do Sul.

Conforme os dados, no município de Nonoai, pelo menos 917 eleitores votaram, o que corresponde a 10,45% do total de eleitores aptos. Entre os municípios da microrregião, o destaque ficou para Rio dos Índios que alcançou 14,82% do total de votantes, ou seja, 415 eleitores expressaram seus anseios. Já Gramado dos Loureiros teve a menor participação de todo o Codemau que representa 22 municípios. Apenas 6,64% dos eleitores votaram. E em Trindade do Sul, 498 eleitores de um total 4.481 participaram da Consulta Popular 2017 orçamento 2018.

Desde 1998 o Estado do Rio Grande do Sul instituiu, através da Lei nº 11.179, que a população define diretamente parte dos investimentos e serviços que constarão no orçamento do Estado. Esse processo foi denominado de Consulta Popular.

Anualmente o Governo do Estado fixa o valor submetido à deliberação da população. Este valor é distribuído entre as 28 Regiões do Estado, de acordo critérios como a população de cada região e o Índice de Desenvolvimento Socioeconômico (IDESE).

Definido o valor para cada região, o governo e os Conselhos Regionais de Desenvolvimento (COREDES) organizam o processo de discussão em Audiências Públicas Regionais, Assembleias Municipais e Fóruns Regionais. Nos encontros, é construída uma cédula de votação regional, que é submetida aos eleitores gaúchos em um dia de votação da Consulta Popular.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados *

*