Nonoai: Mais de 3 Mil pessoas estão negativadas no SPC

Seis em cada 10 famílias estão endividadas

A ligeira retração de 0,08% na passagem entre janeiro e fevereiro no levantamento da Confederação Nacional do Comércio, mostrou que o cenário de inadimplência do consumidor se mantém estável. Já no comparativo anual houve aumento. Ou seja, em fevereiro deste ano a taxa ficou em 60.8%, três pontos percentuais acima frente ao mesmo período de 2015.
A pesquisa indicou ainda que 25% do grupo devedor têm mais da metade da renda mensal comprometida com pagamento de dívidas e o tempo médio de atraso foi de 64 dias.
Especialistas do órgão relacionam o cenário à manutenção da baixa econômica do país, com alta nas taxas de juros, desemprego, o que resulta na perda de renda do trabalhador.
De acordo com a Secretária Executiva da ACISA, Maria Antônia dos Santos, no mês de fevereiro mais de 100 pessoas estiveram no balcão do SPC para verificar se estavam com o seu CPF na lista de restrição de crédito. Ainda segundo ela, o número de consultas realizadas pelo comércio diminuiu. “Isso significa que os lojistas estão vendendo menos, e que a população está preocupada com o crédito”, comentou. Já a Secretária responsável pelo SPC, Tânia Fávero, no município de Nonoai, pelo menos 3.400 pessoas estão com seu CPF restrito ao crédito.
Conforme pesquisa da Fecomércio-RS o endividamento das famílias gaúchas fechou o mês de fevereiro em 63,2%. As restrições impostas pelo cenário econômico foram responsáveis pelo aumento do nível de endividamento das famílias gaúchas em fevereiro.

print