Encerra nesta quarta-feira (04), o prazo para que o eleitor solicite a primeira via do título, transfira domicílio eleitoral ou peça para mudar o local de votação. A data-limite é a mesma para quem precisa regularizar o cadastro a fim de participar do pleito de 2016.
Em virtude do último prazo, o Cartório Eleitoral de Nonoai registra filas na tarde desta terça-feira. Segundo o Chefe do Cartório Eleitoral, Rafael Klohs, a expectativa é atender hoje aproximadamente 100 eleitores e amanhã outras 120 pessoas. Ele relatou ainda que o Cartório Eleitora realizou plantão de atendimento neste fim de semana, sábado (30) e domingo (01). “Registramos baixa movimentação dos eleitores. Atendemos 13 pessoas sábado e outras 12 domingo”, revelou. O expediente foi das 11 horas às 18 horas.
Após o dia 4 de maio, o cadastro de eleitores de todo o País fecha, para a preparação do pleito. Quem precisa de uma segunda via do título, porém, ainda vai ter prazo extra, até 22 de setembro.
Para transferir o domicílio eleitoral, o interessado deve comparecer aos Cartórios ou às Centrais de Atendimento munido de documento de identidade com foto e comprovante de residência recente (menos de três meses).
Já os maiores de 18 anos do sexo masculino que farão o primeiro título devem apresentar certificado de alistamento militar. Nesse caso específico, a Justiça não reconhece a carteira de motorista como documento de identidade.