O novo Sistema de Gestão de Provas Práticas de Direção e a identificação dos alunos por biometria já está em faze de testes no Rio Grande do Sul. O sistema contempla câmeras nos veículos e equipamentos de coletas das digitais dos alunos.
Em Nonoai, conforme o Diretor do Centro de Formação de Condutores, Ademir de Oliveira, o novo sistema foi instalado em um dos carros da autoescola. De acordo com ele, o primeiro passo nesse novo sistema é a identificação do candidato. “O aluno, ao entrar no veículo, tem a sua biometria identificada. Os registros do candidato são automaticamente carregados no tablet do examinador para início das aulas práticas. Dentro do veículo estão instaladas câmeras com captação de áudio e vídeo. Todos os movimentos são registrados e ao final de cada etapa, o examinador acionará na tela do tablet a opção Aprovado ou Reprovado, em caso de teste”, relata.
O Diretor também comenta que em todas as aulas e exames realizados no CFC serão utilizados o sistema biométrico para identificação dos alunos. Os dados captados durante as aulas serão enviados para uma central de monitoramento.
A nova exigência tem a finalidade de evitar fraude no processo de habilitação de condutores. Totalmente informatizado, o novo sistema de identificação pretende garantir que o candidato inscrito para a emissão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) cumpra integralmente o curso teórico e prático previsto em legislação pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran).
Por enquanto este sistema está sendo avaliado e não há data prevista para a obrigatoriedade da instalação do sistema em todos os veículos no Rio Grande do Sul.