A primeira reunião de trabalho da Secretaria de Segurança Pública sob o comando do vice-governador José Paulo Cairoli ocorreu na manhã desta segunda-feira e foi realizada com a intenção de acelerar o processo de aquisição emergencial de viaturas para as polícias. Outra pauta que foi discutida no encontro foi à ampliação de vagas no sistema prisional para liberar mais ações da Brigada Militar (BM) com a Força Nacional.
Na região do Alto Uruguai falta combustível para as viaturas, dizem policiais que pedem para não serem identificados. Tem viaturas em ótimo estado de conservação, mas falta combustível. Em alguns municípios a Brigada Militar tem viaturas novas, bem cuidadas, conservadas e não tem policial para conduzir.
Nesse domingo, 120 agentes da Força desembarcaram em Porto Alegre, vindos do Rio de Janeiro para auxiliar a Brigada Militar no policiamento da capital, e foram recebidos pelo comandante-geral da Brigada Militar, coronel Alfeu Freitas Moreira, no 9º Batalhão de Polícia Militar (9º BPM), no bairro Praia de Belas. Com armamento próprio e 30 veículos, os integrantes da Força vão se juntar a outros 160 brigadianos para atuar na Operação Avante, principal ofensiva contra o crime em Porto Alegre. As ações serão comandadas pela Brigada Militar.