Segundo informações da Defesa Civil do RS, as comportas das barragens de Itá, Machadinho e Passo Fundo, foram abertas, por conta do grande volume de chuvas, registrado nesta semana na região do Alto Uruguai.
As Usinas Hidrelétricas Itá e Machadinho estão operando dentro da normalidade e de forma a auxiliar, dentro dos seus limites, a minimizar os impactos da cheia sobre os municípios lindeiros.
A Defesa Civil ressalta ainda que os reservatórios são de pequena capacidade de acumulação, atenuando, em parte, o pico da cheia. Devido à quantidade de chuva ocorrida, as comportas dos vertedouros de UHMA e UHIT foram abertas para liberar o excesso de água, que passaria de qualquer forma, caso não existissem as Usinas.
print