A equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU unidade de Nonoai, está pontuando nesta terça-feira (dia 22/11) os seis anos de atendimento na microrregião. A equipe do 192 que é formada por cinco motoristas, cinco técnicos de enfermagem e uma enfermeira atende além do município de Nonoai, também os municípios de Rio dos Índios, Faxinalzinho e parte da ERS 324, próximo a Gramado dos Loureiros.
Para pontuar a data a enfermeira Letícia Correa, participou do Programa de Entrevistas da Rádio Clube de Nonoai, onde anunciou que a equipe comemora a data como uma grande conquista para toda a região. “A equipe fez muitos atendimentos e foi protagonista de muitas histórias de vidas. Algumas não foram possíveis salvar, porém a equipe é muito qualificada e se esforça ao máximo para o atendimento”, relatou. Ela também comentou que a equipe atendeu, principalmente neste período, inúmeros casos de acidente de trânsito, acidente de trabalho e casos clínicos como AVCs e de queda da própria altura.
A enfermeira aproveitou a oportunidade para orientar a comunidade, “em caso de acidente as vítimas não devem ser removidas do local sem os cuidados necessários. E por isso, é prudente chamar a equipe do SAMU para evitar traumas irreversíveis nas vítimas”.
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência deve ser acionado pela população somente em situações que representem risco de morte ou de sequelas graves ao paciente.
O SAMU 192 está disponível para a população em momentos de urgência e emergência médica e funciona 24 horas por dia, todos os dias da semana. A ligação é gratuita e pode ser realizada por qualquer telefone fixo ou móvel. Ao ligar, o cidadão é atendido por um profissional treinado na Central de Regulação Médica de Urgência que fará perguntas para iniciar o socorro, por isso, é necessário prestar todas as informações.
Quando chamar o SAMU?
Exemplos de quando chamar o SAMU pelo telefone 192:
– Em casos de problemas cardiorrespiratórios.
– Em casos de intoxicação exógena ou envenenamento.
– Em casos de queimaduras graves.
– Na ocorrência de maus-tratos.
– Em trabalhos de parto em que haja risco de morte para a mãe e para o feto.
– Em casos de tentativas de suicídio.
– Em crises hipertensivas.
– Em casos de desmaios.
– Quando houver acidentes/traumas com vítimas.
– Em casos de afogamento ou engasgo.
– Em casos de choque elétrico.
– Em acidentes com produtos perigosos.
– Em casos de crise convulsiva.
– Na transferência inter-hospitalar de doentes graves.
Ao chamar o SAMU, lembre-se:
Tente responder a todas as perguntas solicitadas, mantenha a calma e não desligue o telefone até falar com o médico da “central de urgência” – médico regulador. As informações colhidas são de extrema importância para definir o tipo de ambulância que será enviado e as orientações que serão fornecidas até a chegada da equipe do SAMU ao local. Em hipótese alguma passe trotes, pois TODAS as ligações são gravadas e vidas podem ser perdidas ao ocupar o telefone 192. Cumpra seu dever de cidadão e utilize o SAMU com responsabilidade. Ligue para o SAMU somente se estiver diante de uma situação de emergência.
