A Secretaria Municipal de Saúde de Nonoai está reforçando a campanha de doação de medula óssea. O objetivo é mobilizar o maior número de pessoas para fazer o exame de compatibilidade com a paciente Maria Gabriela Soares Padilha, de 1 ano e 5 meses de idade, que foi diagnosticada com leucemia e está em tratamento no Hospital São Vicente de Paulo em Passo Fundo desde o dia 28 de dezembro de 2016.
De acordo com a Secretária de Saúde, Gercy Carezia Schio, as pessoas interessadas em fazer o exame de compatibilidade, devem se dirigir até a Unidade Básica de Saúde, para se cadastrar. “Estamos disponibilizando vários veículos para levar as pessoas até o Hemopasso de Passo Fundo, para fazer o teste, mas até o momento apenas 10 pessoas fizeram o exame”, relatou.
Os voluntários estão sendo levados até o hemocentro de Passo Fundo para a coleta de uma amostra de sangue. E em caso de compatibilidade com a paciente, o doador é então chamado para exames complementares e para realizar a doação. A chance de encontrar uma medula compatível é, em média, de uma em 100 Mil.
As empresas de transporte coletivo do município de Nonoai, Marisul, Mossi e Eva Tur, estão apoiando a campanha e disponibilizaram os veículos gratuitamente. No entanto, com a baixa adesão, a Secretaria de Saúde acabou disponibilizou um veículo próprio para levar os voluntários até o homocentro de Passo Fundo.
