O edital da Polícia Civil do Rio Grande do Sul para abertura de concurso público para as carreiras de inspetor, escrivão e delegado da Polícia Civil definiu a empresa organizadora.
Conforme publicado no Diário Oficial do Estado desta sexta-feira, dia 17 de novembro, a Fundação Universidade Empresa de Tecnologia e Ciências (Fundatec) foi contratada para organização dos serviços técnicos especializados de organização, planejamento e realização das inscrições e das fases de capacitação intelectual e de avaliação da aptidão psicológica e psiquiátrica.
Serão oferecidas 1.200 vagas para as duas primeiras carreiras (inspetor e escrivão) e 100 para delegado. O próximo passo é a efetivação do contrato entre as partes, definição do cronograma e publicação do documento oficial de abertura das inscrições, que deverá ocorrer até o início de dezembro.
O governador disse que a autorização para o concurso deu-se a partir da abertura de margem financeira para investimentos em segurança pública e na aprovação de medidas estabelecidas em projetos aprovados pela Assembleia Legislativa, como o Projeto de Lei Complementar 243/16. De acordo com a SSP, os editais devem ser lançados em 30 dias.
Para concorrer à função de agente (inspetor) é necessário ter nível superior em qualquer área e Carteira Nacional de Habilitação na categoria “B”. O subsídio inicial previsto para 2018 é de nada menos que R$ 6.366,80.
Os Inspetores realizam diligências, operações, vigilâncias e atos investigatórios; prisões, buscas e apreensões; mandados e colaboração na execução de atividades procedimentais e administrativas.
Já a função de delegado exige dos candidatos graduação em direito até a data de encerramento das inscrições, devendo comprovar por ocasião da matrícula no Curso de Formação Profissional e Carteira Nacional de Habilitação na categoria “B”. O subsídio inicial previsto para 2018, ano previsto para o ingresso dos novos delegados, é de nada menos que R$ 20.353,06 (valores do Sinpol/RS).