Trindade do Sul: Comunidade se une para manter vivo o tradicionalismo

Tradicionalistas de Trindade do Sul estão unidos mais uma vez para manter viva a cultura gaúcha. Escolas, empresários e a sociedade civil organizada construíram mais uma vez os galpões para potencializar o acampamento farroupo. Os galpões foram construidos em frente à Praça da Matriz. O local se tornou ponto de encontro dos tradicionalistas e simpatizantes da tradição, neste mês de setembro.

No meio do acampamento foi montado um palco, onde acontecem os shows referente a programação farroupilha.

Segundo o patrão do CTG Lenço Preto Jeanclei Weippert, foi cobrado uma ajuda de custos para levantar o acampamento, e assim viabilizar os shows e as outras atrações da programação. Pelo palco já passaram o Grupo Bolicho, no dia oito de setembro, e os cantores tradicionalistas Bartolomeu e Marciano no dia nove. No início da noite deste domingo, Clóvis Mendes e os Balseiros animaram os trindadenses. O próximo show previsto será com os Chacreiros, na noite do dia 19, a partir das 22 horas.

Além de shows tradicionalistas, a programação conta com atividades culturais. No dia 12 aconteceu o I° Festival da Poesia e no dia 13 teve palestras sobre o trânsito. Ambas as atividades envolveram as escolas do município e palestras sobre o trânsito. Já nesta segunda-feira, (dia 17/09) haverá uma palestra musical com o cantor Clóvis Mendes, na sede do CTG.

A programação iniciou no dia 8 com a abertura oficial e acendimento da Chama Crioula. Para o patrão do CTG Jeanclei a comunidade está participando bastante, superando as expectativas dos organizadores. “Nós estamos com bastante público, o pessoal dos galpões participando bem ativamente”, comenta Jeanclei.

O encerramento dos festejos farroupilhas será no dia 20, no CTG Lenço Preto, onde acontecerá o Festival de Canção Gaúcha, tradicional churrasco ao meio dia e, por fim a extinção da Chama Crioula.

print