Trindade do Sul: Vereadores anunciam início das obras de construção da nova sede de Câmara

A cerimônia oficial de lançamento das obras de construção do prédio da Câmara Municipal de Vereadores de Trindade do Sul aconteceu na noite desta terça-feira (18/09), durante sessão da câmara de vereadores do município.

A primeira etapa do projeto, que consiste na base, fundações e a primeira laje, será feita pela empresa Valentin Construções, com sede na cidade de Erechim, que ganhou a carta convite de no valor de R$ 182.730,00 (cento e oitenta e dois mil, setecentos e trinta reais). O orçamento global da obra e de R$ 1.070.223,36 (um milhão, setenta mil, duzentos e vinte e três reais, com trinta e seis centavos).

O início de todo esse processo, desde o projeto até o lançamento oficial da construção da Câmara de Vereadores, iniciou no ano de 2012, quando o presidente da câmara, Elias Segalla, adquiriu o terreno. Posteriormente, no ano de 2013, o vereador Rogério Porto, elaborou, junto com o arquiteto Leandro Iarcheski, o projeto arquitetônico. Já em 2014, o vereador Vanderlei Aresi, com o engenheiro civil Leonardo Tonet, elaboraram o projeto hidrossanitário, elétrico e o plano de prevenção contra incêndios. Em 2015, o vereador Ricardo Pizzi demarcou o terreno.

Agora, foram feitos o estudo geológico do solo, pela empresa Sondaoeste Sondagem e Geologia, além da elaboração dos projetos de fundação, estrutural, de orçamento e cronograma para processo licitatório, pelo vereado Gelson Viapiana e o engenheiro civil Rodrigo Faé.

Segundo o Prefeito Municipal Odair Peliciolli, a prefeitura repassará o valor integral da obra. “Nós vamos cumprir com esse depósito, na integralidade para que a câmara de vereadores faça essa estrutura inicial, que não servira somente para os vereadores, mas para a comunidade de uma forma em geral,” reitera.

A obra terá uma área total de 846,45 m² (oitocentos e quarenta e seis virgula quarenta e cinco metros quadrados) e será dividida entre um auditório, com capacidade de 122 lugares; sala de partidos e reuniões; sala do secretário e administrativa; sala de arquivos; hall de entrada e coffe Break; sanitários masculino e feminino com banheiro adaptado; cozinha; sala do presidente; escada de acesso para subsolo.

Segundo o atual presidente da câmara, o vereador Gelson Viapiana, o projeto vem a muito tempo sendo discutido, e para que finalmente saísse do papel, a atual gestão da câmara se empenhou em reduzir gastos desnecessários. Ainda segundo Viapiana, pelo fato do município estar em pleno desenvolvimento, “nada mais justo que Trindade do Sul tenha uma câmara de vereadores adequada as realidades do município”. O vereador reforça que o objetivo do seu final de mandato, é entregar pronta a primeira parte do projeto da construção da câmara, em dezembro deste ano.

Fonte e Fotos: Acadêmica de Jornalismo – Luciana Colares

print