Aposentadoria por tempo de contribuição rende ganho mensal médio 102% maior do que benefício concedido por idade. Segundo dados do INSS, quem contribui por ao menos 30 anos, no caso da mulher, ou 35 anos para homens, recebe, em média R$ 2.175,00. Já quem se aposenta por idade, no limite de 60 anos para a mulher e 65 para homens, a renda média mensal fica em R$ 1.076,00.
A diferença está no cálculo da Previdência. Por tempo de serviço, houve maior contribuição ao longo da vida, decorrente da manutenção do emprego no mercado formal. São considerados para o cálculo, 80% dos maiores salários recebidos desde 1994. Já quem pede aposentadoria por idade, na maioria das vezes, contribuiu pelo prazo mínimo de 15 anos e teve recolhimentos sobre salários mais baixos, próximos do mínimo.
Nas propostas para a reforma da Previdência, a aposentadoria por tempo de serviço está condenada à extinção. Segundo especialistas, o objetivo do governo é evitar que o benefício seja concedido antes de uma idade mínima para economizar no orçamento.