Prefeito Salmo convoca população para mobilização contra Decreto que retira descontos da energia elétrica para agricultores

No dia 27 de dezembro de 2018, um dos últimos atos do ex-presidente Michel Temer foi assinar o Decreto 9.642 que reduz os subsídios da CDE (Conta de Desenvolvimento Energético). O decreto prevê que, no prazo de cinco anos, todos os benefícios relativos ao setor energético deixarão de existir. Neste período de tempo, os benefícios serão reduzidos à razão de 20% ao ano, até sua extinção, começando em janeiro de 2019.

Com a extinção do subsídio, por exemplo, calcula-se que a classe rural deixará de economizar aproximado de R$ 150,00 a cada 1.000 kWh consumidos. Ou seja, por exemplo, se este for o consumo mensal de uma propriedade, em 12 meses, a conta de energia aumentará cerca de R$ 1.800,00.

Em razão deste Decreto, o prefeito de Rio dos Índios, Salmo Dias de Oliveira, publicou, na sua rede social, um vídeo convocando a população para que se mobilize e cobre de seus representantes políticos a derrubada deste Decreto de Lei Federal. Conforme o Prefeito Salmo, além do produtor rural pagar a conta mais cara, os consumidores também vão ter que mais uma vez colocar a mão no bolso e arcar com esta conta. “O Decreto vai aumentar a arrecadação do governo para pagar os altos custos que nós temos no Poder Executivo, Judiciário e Legislativo. Isso não beneficia ninguém que produz ou consome”, denunciou Salmo.

O município de Rio dos Índios, no norte do Estado, tem sua economia baseada no setor primário.

Acompanhe o vídeo:

https://www.facebook.com/salmodiasoliveira/videos/10216998882301060/UzpfSTEwMDAwMzAyMjM2NzY1NjoxODY0NzcyOTA2OTY2Nzcw/

print