Homens do Corpo de Bombeiros de Nonoai capturaram, na tarde desta segunda-feira (28), uma cobra da espécie Urutu que foi encontrada no pátio de uma residência do bairro Marfisa, em Nonoai. De acordo com os Bombeiros, a serpente possui cerca de um metro de cumprimento.
A cobra foi removida e levada até uma área de mata onde foi devolvida a natureza. Os Bombeiros orientam para que em situações semelhantes deve-se fazer contato com o 193 (Bombeiros) para que seja feita a imediata remoção.
A Bothrops Alternus, popularmente conhecida como urutu cruzeiro, é uma cobra muito venenosa. Seu veneno é um dos mais tóxicos entre todas as cobras encontradas em território brasileiro. A cobra urutu cruzeiro vive, em média, vinte anos. Possui as presas vazadas por canais, utilizados para inocular o veneno, que é produzido pelas glândulas. Uma cobra adulta desta espécie possui de 1,10 a 1,60 metros de comprimento.
É uma cobra agressiva quando se sente ameaçada. Possui o bote muito rápido, dificultando assim a fuga de sua presa. Possui a pele com a presença de três cores: castanho-escuro, castanho-claro e bege. O castanho-claro é a cor de fundo da pele, possuindo desenhos em castanho-escuro em formato de letra “U”.