O ciclone extra-tropical, que já atingiu Santa Catarina com força nesta terça-feira, chega ao Rio Grande do Sul trazendo ventos muito fortes no primeiro dia de julho. As rajadas mais fortes podem chegar a 120 km/h no Litoral Norte e Aparados da Serra.
De acordo com a MetSul Meteorologia, trata-se de um “ciclone-bomba” em conjunto com uma frente fria, que mantém a chuva. Em todas as áreas, são esperados ventos de 40 a 70 km/h. Em áreas urbanas, prédios e relevos afunilam e aceleram o vento, ocasionando rajadas superiores.
Em Nonoai, o vendaval que atingiu a região nesta terça-feira (dia 30/06) provocou estragos em residências no perímetro urbano e na área rural. A Defesa Civil, Bombeiros, Secretaria de Agricultura e de Urbanismo trabalharam intensamente desde o meio-dia auxiliando na distribuição de lonas e cobertura de residências. Conforme o Coordenador da Defesa Civil Luiz Fernando, os pontos mais atingidos foram a Via Erechim, Linha Fávero, Estivinha I e Estivinha II. Contudo, apenas foram registrados danos materiais.






Fonte: Defesa Civil