Governo do RS coloca 90% das regiões em bandeira vermelha

A pandemia avança consolidada no Rio Grande do Sul. Na 11ª rodada do modelo de Distanciamento Controlado, divulgada nesta sexta-feira, o governo do Estado apontou, em seu mapa preliminar, 18 das 20 regiões como bandeira vermelha, ou seja, com risco alto para a Covid-19. Nesta semana, apenas Bagé e Pelotas registraram risco médio da doença.

Além de Porto Alegre, Canoas, Cachoeira do Sul, Capão da Canoa, Caxias do Sul, Novo Hamburgo, Palmeira das Missões, Passo Fundo e Taquara, que mantêm a avaliação negativa nesta semana, outras nove regiões apresentaram pioras nos indicadores: Cruz Alta, Erechim, Lajeado, Ijuí, Santa Cruz do Sul, Santa Maria, Santa Rosa, Santo Ângelo e Uruguaiana. Esta é a terceira rodada consecutiva em que o Rio Grande do Sul não registra regiões com risco baixo da Covid-19, a bandeira amarela. O coronavírus está presente em 442 das 497 cidades gaúchas.

Com a atualização desta sexta, de forma preliminar, 469 municípios estarão classificados em bandeira vermelha. Vivem nessas regiões 10.273.823 pessoas – o total de população do RS é 11,3 milhões. No entanto, 270 cidades podem adotar protocolos de bandeira laranja, por não terem registrado óbito ou hospitalização de moradores nos últimos 14 dias.

As regiões e os municípios têm até domingo de manhã para enviar recursos e pedidos de reanálise para uma posterior classificação. O resultado sai na segunda e o período de vigência das novas bandeiras inicia na terça.

 

Fonte: Correio do Povo

print