Distanciamento Controlado coloca 20 regiões em bandeira vermelha

O mapa preliminar da 31ª rodada do Distanciamento Controlado classificou, nesta sexta-feira, 20 regiões em bandeira vermelha. De acordo com o Governo do Rio Grande do Sul, apenas a área de Taquara e seus oito municípios receberam a bandeira laranja, o que representa risco médio para contaminação de coronavírus, nesta semana. Na área abrangida pela bandeira vermelha residem 98% dos habitantes do Estado.

A região de Taquara foi a única que passou para bandeira laranja nesta rodada. Conforme o governo, houve redução nos registros de hospitalizações para Covid-19 nos últimos sete dias – de 14 para nove, queda de 36%, e estabilização no número de óbitos (cinco em cada semana). O indicador de Ativos sobre Recuperados registrou 634 ativos para 1.506 recuperados, representando uma piora no valor dado pela razão em comparação à semana anterior.

Segundo levantamento do governo, após deixar preliminarmente o Estado em bandeira vermelha na rodada anterior, nesta semana, os dados seguiram apresentando piora nos indicadores, o que contribuiu para que o alerta permanecesse. Houve aumento de 20% de casos ativos de Covid-19, de 15% de internados em leitos clínicos e 29% do número de mortos em decorrência da doença nos últimos sete dias, segundo o Piratini, que adverte que há menos de 500 leitos de UTI disponíveis neste momento em todo o Rio Grande do Sul.

As regiões classificadas como risco alto para contágio do vírus, que já causou a morte de mais de 7 mil pessoas no Estado, são: Porto Alegre, Guaíba, Cachoeira do Sul, Bagé, Canoas, Capão da Canoa, Caxias do Sul, Cruz Alta, Erechim, Ijuí, Lajeado, Novo Hamburgo, Palmeira das Missões, Passo Fundo, Pelotas, Santa Cruz do Sul, Santa Maria, Santa Rosa, Santo Ângelo e Uruguaiana.

print