Nonoai: Vereador Nelso indica que a Administração Municipal estude a possibilidade da construção de via pública paralela

O vereador Nelso dos Santos (PT), realizou uma indicação na última sessão ordinária, para que a Administração Municipal estude a possibilidade da construção de uma via pública paralela na Avenida João Marcondes Lajus, a partir do entroncamento com a Rua Rui Barbosa, seguindo no sentido ao trevo de acesso à ERS-406, bem como a construção de uma passarela junto à ponte do Rio Tigre, específica para pedestres e ciclistas.

Confira a indicação na integra;

Nº 65/2021 – Autoria: Ver.  Nelso dos Santos – Indica que a Administração Municipal estude a possibilidade de construção de uma via pública paralela à Avenida João Marcondes Lajus, a partir do entroncamento com a Rua Rui Barbosa, seguindo no sentido ao trevo de acesso à ERS-406, bem como a construção de uma passarela junto à ponte do Rio Tigre, específica para pedestres e ciclistas. Nas ilustrações em anexo, evidenciamos a importância desta obra, considerando que: 1. Trata-se de um dos principais acessos ao centro da cidade, partindo-se da ERS-406; 2. É intensa a circulação de pedestres sobre a pista, e a mesma não possui acostamento, representando risco permanente à segurança das pessoas, sobretudo à noite, e nos horários de pico do trânsito, quando se dá o deslocamento para ida ou volta do trabalho; 3. Para a construção da passarela anexa à ponte sobre o Rio Tigre, que ora propomos, existem muitas alternativas de materiais a serem utilizados, cabendo ao Setor de Engenharia o devido planejamento; 4. No trecho inicial proposto, são apenas três proprietários com os quais a Municipalidade teria que dialogar com a finalidade da reconfiguração da via e acerca de parcerias em relação aos passeios públicos a serem construídos; 5. Boa parte desse trecho pertence ao Município (lateral do terreno da Secretaria Municipal de Obras), o que também justifica este investimento; 6. Mais do que uma questão de urbanismo, trata-se de uma questão de segurança para todos e de respeito com os pedestres, dos quais grande maioria são trabalhadores, que circulam pela referida via pública, diuturnamente; 7. Nos dias chuvosos, é possível constatar os efeitos da erosão e os transtornos causados, à medida que muito material (pedregulho) é levado sobre a pista asfáltica, principalmente próximo à ponte sobre o Rio Tigre, notadamente, pelo declínio do relevo naquele local; 8. Por fim, como é de conhecimento de todos, trata-se de um trecho perigoso de rodovia urbana, daí a preocupação com a segurança da nossa população. Isto posto, espera-se do Poder Executivo Municipal o apoio e as considerações devidas. 

A indicação foi encaminhada ao Poder Executivo.

print