Projeto de Lei institui no calendário do município o “Dia Municipal em Memória as Vítimas da Covid-19”

Foi protocolado no ultimo dia 29 de Julho de 2021, o Projeto de Lei do Poder Legislativo de Nonoai Nº 10/2021. O Projeto, institui no calendário oficial do município, o “Dia Municipal em Memória as Vítimas da Covid-19”. O projeto que foi aprovado por unanimidade na casa, foi apresentado pela vereadora Marcele Casia Cazarotto (PDT), e entra em vigor na data de sua publicação.

Agora, fica instituído no Município de Nonoai, o dia 20 de janeiro como o “Dia Municipal em Memória às Vítimas da Covid-19”.  A data integrará, anualmente, o Calendário Oficial do Município.

O Poder Público municipal fica autorizado a realizar, anualmente, atos públicos em homenagem e em memória as vítimas da Covid-19, em especial aos nonoaienses e seus familiares que pereceram pela doença.

Confira na integra a exposição de motivos;  

Senhores(as) Vereadores(as)

A presente propositura visa oficializar e perpetuar, através de Lei, o Dia Municipal em Memória às Vítimas da Covid-19. A data escolhida simboliza o registro da primeira vacina contra a doença no Município, que ocorreu em 20 de janeiro de 2021.

Mais de quinhentos mil brasileiros foram vítimas da Covid-19. Em nossa cidade, perdemos muitas pessoas, e hoje sentimos a ausência de amigos e familiares que nos deixaram de maneira, muitas vezes, precoce.

A cada atualização de dados das perdas diárias, a dor aumenta. A população necessita de alento e reconhecimento da dor compartilhada. Nesse contexto, a memorialização é uma importante ferramenta que permite a construção da paz, uma vez que reconhece o trauma histórico, coletivo e cultural trazido pela Covid-19. Mais ainda, permite que o processo de luto coletivo que estamos vivenciando seja transformado em ações e sentimentos positivos.

A reconstrução social perpassa por uma série de intervenções. A solidariedade é um dos fundamentos dessa reestrutura necessária. Somos integrantes de um mesmo tecido social, hoje rasgado pela dor das tantas perdas, do desalento, da desesperança. O conserto virá no momento em que viralizarmos a solidariedade e a empatia.

Diante do exposto, espera-se apoio para a aprovação do presente Projeto de Lei, a fim de que tenhamos uma data para homenagear, em memória, aqueles que se foram, na tentativa de amenizar a dor de tantos e os incalculáveis momentos de incertezas que a pandemia provocou em todos nós.

Câmara Municipal de Vereadores de Nonoai — RS, 29 de julho de 2021.

print