O Centro de Referência em Assistência Social de Nonoai recebeu na manhã da segunda-feira (27), a diretora estadual de políticas públicas para as mulheres Bianca Feijó para uma reunião com o objetivo de tratar das ações municipais que visam combater a violência doméstica.
Durante a reunião que contou com a participação dos representantes da Brigada Militar e Polícia Civil, Secretários municipais, Conselho Tutelar, técnicas do NAAB (Núcleo de Apoio à Atenção Básica) entre outros servidores, foi pleiteado pelo município de Nonoai a implantação de um Centro de Referência da Mulher e também a vinda do projeto Ônibus Lilás para o município. O Ônibus Lilás foi uma forma que o Departamento encontrou de fazer o atendimento chegar até as mulheres do interior do estado. Ele é uma unidade móvel projetada e adaptada especialmente para o atendimento fora de Porto Alegre, oportunizando auxílio e informação para as mulheres de todo o Rio Grande do Sul, assim como o acesso aos serviços da Rede de Atendimento à Mulher em situação de violência. O Ônibus é equipado com duas salas de atendimento fechadas que garantem a privacidade da vítima, copa e banheiro, e pode ser solicitado por qualquer um dos 497 municípios gaúchos.
O Município que solicitar o serviço precisa se responsabilizar apenas pela disponibilização de uma equipe composta por profissionais das áreas jurídica, de serviço social, psicologia e de segurança pública. Já o Centro de Referência da Mulher seria implantado de forma permanente fornecendo espaços de acolhimento, assistência psicológica e social, orientação e encaminhamento jurídico para mulheres em situação de violência dentro do município.
A conversa também contou com a participação da atleta do futsal feminino eleita 7 vezes a melhor jogadora do mundo, Amandinha.
Por: Assessoria Prefeitura
print