Nonoai: Lançado o projeto “Comer Bem Faz Bem” para as escolas da Rede Municipal de Educação

A alimentação escolar de qualidade é uma preocupação e uma constante busca da Prefeitura de Nonoai, por meio da Secretaria de Educação o e Cultura (SMEC). Pensando nisso, na tarde de hoje foi lançado o projeto Comer Bem Faz Bem.

O projeto acontece em parceria com a EMATER, departamento de nutrição da administração municipal para adequação à resolução do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação que determinou uma série de medidas a serem tomadas pelos gestores públicos no quesito alimentação escolar.

O projeto conforme destacou a prefeita Adriane Perin de Oliveira em entrevista para a Rádio Nonoai é de extrema importância para garantir a qualidade e oferecer alimento saudável às crianças: “Este é um projeto que visa única e exclusivamente melhorar a alimentação das nossas crianças na merenda escolar. A gente sabe que por vezes temos realidades diferentes e uma delas é a das crianças que vem para a escola e recebem apenas essa alimentação saudável. Então o governo municipal tem sim essa preocupação de adaptar a merenda escolar a essa nova realidade”.

A prefeita ainda afirmou que é importante a participação da comunidade no cuidado com as crianças: “vamos aproximar ainda mais a comunidade e as famílias para que as pessoas entendam que nosso objetivo é oferecer às nossas crianças um bem-estar e, neste está incluída a boa alimentação em nossas escolas. ”

A Secretária de Educação e Cultura Alexandra de Oliveira aproveitou a oportunidade para destacar o envolvimento de todas as merendeiras, todas as pessoas que contribuem para a melhoria da alimentação escolar: “Fazer a merenda escolar com muita responsabilidade, se adequando à legislação, muito carinho e amor para nossas crianças porque para elas a hora da merenda é um momento de muita alegria. Queremos trazer essa nova alimentação de forma que eles não sintam tanto o impacto da mudança”.

A nutricionista da Secretaria de Educação e Cultura Luana Balbinotti comentou que o Projeto Comer Bem Faz Bem tem sido uma grande troca de experiências entre os responsáveis pela alimentação nas escolas municipais. Ainda destacou de que maneira estão sendo trabalhadas as receitas: “Em 2020 tivemos uma resolução nova do FNDE que trouxe muitas novidades para nós. Até 3 anos de idade a gente não pode dar nenhum alimento que tenha adição de açúcar, nenhum industrializado, então temos que preparar uma alimentação baseada em alimentos in natura e minimamente processados. A gente teve que se reinventar, reinventar os cardápios. Estamos testando receitas novas e esse projeto visa que a nossa alimentação na rede municipal seja em qualidade e quantidade suficiente. A gente pede que os pais estimulem e que essa alimentação saudável aconteça em casa também”.

O lançamento do projeto aconteceu no refeitório da Escola Jair de Moura Calixto e contou com a presença da Prefeita Adriane Perin de Oliveira, secretária municipal de educação Alexandra de Oliveira, diretores das escolas municipais e imprensa.

Por: Assessoria Prefeitura/Foto: Gustavo Azevedo
print