Na última sessão legislativa (19-10), foi aprovado com votos favoráveis de todas as bancadas Projeto de Lei (PL), de autoria do Ver. Nelso dos Santos (PT), denominando a Biblioteca Pública Municipal de Nonoai de Maximiliano Beschoren. O projeto segue agora para a sanção da Prefeita Municipal.
Na oportunidade o Ver. Nelso propôs que a Administração Municipal desenvolva um programa educativo e de estímulo financeiro visando a transferência de veículos , eventualmente, ainda emplacados noutros municípios e estados haja vista a importância do IPVA para Nonoai. O IPVA hoje é o quarto mais importante tributo que ajuda a manter a máquina administrativa municipal depois do ICMS, FPM e IPTU. Metade do valor pago pelo proprietário, imediatamente retorna para o município. Em 2021, até setembro, o valor arrecadado era de R$ 920 mil. Sabe-se que ainda é grande o número de veículos que permanecem emplacados fora, sobretudo em Chapecó-SC.
O Vereador solicitou também cópia do contrato de programa entre o município de Nonoai e Corsan para que o Legislativo possa avaliar os impactos de uma eventual privatização da Companhia. Nelso propôs ainda uma moção de repúdio à PEC 32 em tramitação na Câmara Federal por entender ela propõe, se aprovada, o desmonte final dos serviços públicos nas três esferas governamentais como deseja Bolsonaro e seu Ministro da Fazenda – Paulo Guedes. A mesma teve o apoio de todas as bancadas.
Por fim, o Ver. Nelso solicitou mais respeito e carinho por parte das Secretarias Municipais para com a manutenção dos espaços públicos, seja em relação a limpeza, aos reparos necessários, e ou mesmo em relação ao próprio desperdício de materiais usados em pequenas obras inacabadas.