Cacique de Nonoai divulga Nota de Esclarecimento sobre a permanência da Força Nacional em terras Indígenas da região

A pedido de lideranças indígenas o município de Nonoai, destinamos este espaço para a divulgação de uma Nota de Esclarecimento escrita por parte dos líderes.

Confira a Nota na Integra;

A terra indígena Nonoai – Rio Grande do Sul, representada na integralidade conforme seus usos, costumes e tradições pelo seu Cacique José Oreste do Nascimento, vem perante a sociedade nonoaiense e Sul-rio-grandense esclarecer os fatos em vista da prorrogação da permanência da Força Nacional de Segurança na região.

Cabe inicialmente reforçar, que o pedido para a presença da Força Nacional de Segurança na terra indígena Nonoai e região é de iniciativa do Cacique José Oreste do Nascimento, tendo por base o Decreto nº 5.289 de 2004.
São mentirosos os argumentos de que indígenas são espancados ou violentados no interior da terra indígena Nonoai, ou que exista uma escalada de violência contra os indígenas da região por motivos relacionados a supostos arrendamentos. O sensacionalismo sórdido provocado por determinados interesses possui a finalidade de levar instabilidade para o interior das terras indígenas do Rio Grande do Sul, para assim, causar desarmonia e cizânia entre os indígenas.

Por fim, a terra indígena Nonoai – RS reforça a necessidade da presença da Força Nacional de Segurança por mais 60 dias para com isso, manter a prosperidade e a qualidade de vida de todas as famílias indígenas e assim assegurar a harmonia e a normalidade na terra indígena Nonoai e região.

JOSÉ ORESTE DO NASCIMENTO
CACIQUE DA TERRA INDÍGENA – NONOAI – RIO GRANDE DO SUL

print