Cavalgada Caminho das Tropas foi lançada em Palmeira das Missões-RS

O Presidente do Legislativo Municipal de Nonoai, vereador Nelso dos Santos, acompanhado dos vereadores Sergio L. Montagna, Benildes C. Zanata e Marcele C. Cazarotto participou na noite de ontem do ato de lançamento da primeira etapa da Cavalgada das Tropas entre Palmeira das Missões e Novo Xingu. A segunda etapa acontecerá no final de maio chegando em Nonoai na semana do município com diversas atividades culturais que a serem desenvolvidas.

A cavalgada, segundo os organizadores, visa resgatar o legado dos tropeiros e do tropeirismo para a fundação e o desenvolvimento regional, sobretudo no norte gaúcho. Mais de uma centena de pessoas participaram do ato cultural incluindo, prefeitos, secretários, vereadores, tradicionalistas dos municípios incluídos no roteiro. Palestras, apresentações artísticas, distribuição de panfletos com o legado histórico deste período, descerramento de placas comemorativas são algumas das atividades desenvolvidas em cada município onde a cavalgada percorrerá nos até o final desta semana. O vereador Sergio Montagna e o tradicionalista Wagner Medeiros participam desta primeira etapa da cavalgada representando Nonoai. Também prestigiou a abertura do evento o Patrão do CTG Sentinela do Pampa de Nonoai o tradicionalista Mario Chagas.

Os vereadores cumpriram agenda oficial também junto ao DAER Palmeira das Missões onde debateram encaminhamentos sobre diversos pleitos da comunidade nonoaiense incluindo melhorias na RS-406 e acesso ao município de Rio dos Índios, adequações dos trevos, ampliação de pontes, sinalização na rodovia entre outras questões. Em Palmeira das Missões a comitiva de vereadores visitou ainda as obras do Hospital Público Regional Federal ainda em construção visando conhecer aquela mega estrutura que beneficiará também o município de Nonoai cuja previsão de conclusão é de 2024. O hospital contará com 233 leitos e atenderá 72 municípios no norte gaúcho. São 30.216,34 m² de área construído distribuída em 9 blocos. Trata-se de um hospital de alta complexidade que visa desafogar o SUS e melhor atender as demandas da população regional.

print