A Associação das Pequenas e Médias Indústrias de Laticínios do Rio Grande do Sul (Apil) tem sua nova liderança. Eleito por aclamação, em chapa única, Humberto Brustolin, ex-vice-presidente, assume a associação pelos próximos dois anos. A posse da nova diretoria ocorreu em assembleia ordinária, realizada semana passada, na Casa Apil, junto ao Parque de Exposições Assis Brasil.
Com unanimidade dos votos e dando continuidade ao espírito de união e amizade que mobiliza a Apil desde a sua fundação, há 20 anos, Brustolin, que é sócio-diretor da Laticínios Kiformaggio, de Nonoai, no Noroeste do Rio Grande do Sul, foi eleito novo presidente.
– Estamos assumindo um compromisso com uma entidade que é reconhecida e respeitada. Somos uma gestão que se preocupa com todos os elos da cadeia produtiva, especialmente, com o produtor de leite, pois sem ele não há produto final. Precisa ser sempre uma parceria de ganha-ganha – disse o presidente, em seu primeiro pronunciamento.
Brustolin destacou os desafios dos laticínios, quanto às questões tributárias e fiscais e a legislação ambiental.
– O empreendedor não quer prejudicar a natureza, pelo contrário, mas a gente precisa de mais celeridade e menos burocracia no que se refere às questões de licenciamentos junto ao governo, mais confiança na liberação e depois sim a fiscalização – disse.
Como desafio de gestão, Brustolin apontou a conclusão do projeto cultural que institui o Memorial do Queijo Gaúcho. Em fase de captação de recursos, a meta é conseguir, até fim de agosto, quando ocorre a próxima Expointer, lançar a pedra fundamental da obra. “Este é um projeto que vem das gestões anteriores e, para nós da Apil, é uma grande prioridade. Será uma referência para todo o Brasil, incentivando também o consumo de lácteos”, destacou.
Brustolin e a diretoria assumem a presidência da Apil pelo biênio 2022-2023. Pelos estatutos da associação, pode reeleger-se até duas vezes, mas pensa na sucessão. “Alteramos o regimento para voltar a termos o segundo vice-presidente. Esta é uma forma de ir envolvendo mais associados e criarmos novas lideranças”, disse.
O ex-presidente Délcio Giacomini se emocionou na despedida. Ao agradecer aos associados e sócios parceiros, Giacomini lembrou das dificuldades da pandemia. A Covid-19 imprimiu um novo ritmo e novos conceitos à Apil, especialmente durante sua gestação. “Nos reinventamos, tivemos que fazer tudo diferente. Muitos ficaram doentes, inclusive eu. Mas hoje, estamos todos bem”, disse, sendo aplaudido.
Participaram também da assembleia de eleição e posse os ex-presidentes Wladimir Dall’Bosco e Clóvis Marcelo Roesler. Os deputados Elton Weber e Ernani Polo também prestigiaram a solenidade que contou ainda com o prefeito de Esteio, Leonardo Pascoal, e diversos representantes de associações e entidades ligadas ao agronegócio do Rio Grande do Sul.
Presidente: Humberto Doering Brustolin
Vice-Presidente: Daniel Cichelero
2º Vice-Presidente: Ricardo Augusto Stefanello
Diretor-Secretário: Norton Alexandre Favretto
Vice-Diretor-Secretário: Filipe Dametto Signori
Diretor-financeiro: Fernando Henrique Zimmermann
Vice-Diretor Financeiro: Ronis Carlos Frizzo
Suplentes Conselho Fiscal: Fabio Petry, Gian Carlos Beal e Manuel Angenor Vargas Gonçalves