Programa Cooperativas Escolares começa a ser implementado em Nonoai

A Sicredi Região da Produção segue expandindo o Programa Cooperativas Escolares. O objetivo é ampliar as oportunidades de aprendizado ao incentivar o protagonismo de crianças e adolescentes por meio do desenvolvimento de competências.

No último mês, teve início a implementação das atividades no município de Nonoai (RS), um trabalho feito em parceria com a prefeitura na Escola Municipal Jair de Moura Calixto. No total, 24 estudantes do 6º, 7º e 8º anos aderiram até o momento à iniciativa, que já teve alguns encontros. No dia 17 de setembro, os estudantes adentraram na metodologia que norteia os trabalhos da Cooperativa Escolar.

— As atividades são realizadas no contraturno escolar, com o propósito de contribuir para despertar o interesse dos associados por atividades econômicas, sociais e culturais, proporcionando experiências de valores da cooperação —, explica o analista de Programas Sociais da Sicredi Região da Produção, Lucinei Rodrigo Bohn.

A participação dos estudantes é voluntária e tem caráter educativo. Com o auxílio do professor orientador, bem como o suporte metodológico, materiais e assessoria pedagógica prestados pelo Sicredi, os participantes vivenciam experiências sobre gestão democrática, intercooperação e interesse pela comunidade, por exemplo.

Atualmente, além de Nonoai, o programa está sendo estendido para Sarandi, Três Palmeiras e Novo Xingu, sendo que já é consolidado nos municípios de Rondinha, Liberato Salzano, Nova Boa Vista e Constantina.

print