Um dos princípios do cooperativismo é a educação, a formação e a informação. A Sicredi Região da Produção RS/SC/MG fomenta o cooperativismo por meio de programas sociais nas escolas. É o caso do Programa Cooperativas Escolares, no qual estudantes se voluntariam para formar uma cooperativa escolar no turno inverso ao das aulas.
— O programa tem como objetivo ampliar as oportunidades de aprendizado de crianças e adolescentes, vivenciando experiências dos valores e dos princípios do cooperativismo através de oficinas realizadas entre os alunos e professores. Outro objetivo é trabalhar a liderança, educação financeira, empreendedorismo social e inclusão social para que crianças e adolescentes possam se desenvolver como verdadeiros líderes em sua comunidade —, explica o analista de Programas Sociais da cooperativa, Lucinei Rodrigo Bohn.
Atualmente, a Sicredi Região da Produção envolve mais de 200 estudantes em sete cooperativas escolares: Rondinela, em Rondinha (RS); Girassol, em Nova Boa Vista (RS); Liberando Sonhos, em Liberato Salzano (RS); Alamanda, em Constantina (RS); Nova Geração, em Novo Xingu (RS); e em Nonoai (RS) e Três Palmeiras (RS), as duas ainda sem nome. Além das oficinas trabalhadas com os alunos, o programa também oferta assessoria pedagógica para professores.