Nesta quarta-feira, dia 5, serão retomadas as buscas pelo 2º sargento da reserva da Brigada Militar, Sérgio Antônio Berti, de 62 anos, que no fim da tarde do último sábado, dia 1º de julho, caiu da lancha que conduzia nas águas da barragem do Rio Passo Fundo e desapareceu.
O acidente ocorreu nas proximidades do Condomínio Sol Nascente, no território pertencente ao município de Trindade do Sul, entre as terras da Fazenda Pedreira e fazenda Marcondes, interior do município, próximo a cidade de Entre Rios do Sul.
A reportagem da Rádio Máxima esteve na tarde desta terça-feira, dia 4, no local onde ocorreu o fato e segundo informações obtidas com exclusividade, além do policial, um amigo estava junto na embarcação, quando em uma manobra os dois caíram na água. Berti não usava colete e acabou afundando, não sendo mais visto pelo amigo. Já o outro homem como fazia o uso de colete salva vidas, conseguiu sobreviver.
Segundo informações dos Bombeiros o local onde Berti desapareceu, mede cerca de 30 metros de profundidade e ao fundo possui muitas árvores e galhos. Mesmo após 3 dias o corpo ainda não “boiou”, devido à baixa temperatura da água, se não for encontrado pode levar de 6 a 7 dias para subir a superfície.
As buscas seguem sendo feitas nesta quarta-feira, dia 5, por 4 mergulhadores dos Bombeiros, onde cada um pode fazer um mergulho por cerca de 25 minutos, devido as condições físicas, pois é forte a pressão que a água faz ao fundo da barragem.
Estão envolvidos nas buscas equipes de mergulhadores dos Bombeiros Militares de Nonoai, Passo Fundo e Porto Alegre, que se revezam em turnos. As buscas iniciam diariamente por volta das 10h da manhã e se encerram por volta das 16h, quando há maior luminosidade. Devido a profundidade é necessário a luz solar para facilitar a visibilidade embaixo da água.
A Marinha do Brasil, através da Capitania Fluvial de Porto Alegre, também auxilia na ação, bem como uma equipe do 3º Batalhão Ambiental da Brigada Militar de Nonoai e policiais do 13° Batalhão de Polícia Militar de Trindade do Sul.
Amigos descartam a possibilidade dele estar vivo, pois o homem que o acompanhava, presenciou quando Berti afundou e não voltou mais a superfície.
Ao final da tarde desta terça, as buscas foram encerradas e até o momento nem um vestígio foi encontrado.
Já foram percorridos mais de 9 mil metros quadrados de área no ambiente aquático durante as buscas.