Os meses de junho e julho foram movimentados para as cooperadas da Coopertradição, que tiveram inúmeras atividades promovidas pela cooperativa, a exemplo do Encontro de Mulheres.
Com a participação da palestrante e empresária do agronegócio, Helda Elaine, os eventos foram organizados em cinco municípios com filial da cooperativa e contemplaram todas as cooperadas.
Os eventos promovidos pela Coopertradição tiveram o objetivo de apresentar a cooperativa às agricultoras, assim como mostrar as ações voltadas para o público feminino e também falar sobre o verdadeiro significado do cooperativismo.
De acordo com a diretora administrativa da cooperativa, Mareli Linck Neitzke, os encontros foram de grande importância para o fortalecimento do relacionamento com as produtoras rurais.
“O feedback que nós recebemos delas foi muito bom. Foram muitos elogios em relação à iniciativa da cooperativa de fazer um evento só para mulheres. De certa forma, inovamos e, como consequência, acabamos presenteando essas produtoras com uma ação só para elas”, comentou.
O que as cooperadas acharam
Na visão da agricultora Rosimeire Maquerti Lima, o encontro realizado em Nonoai proporcionou um momento de descontração e lazer entre as participantes e também muito aprendizado. “Hoje, a gente viu que a mulher está cada vez mais participativa em todas as áreas do agronegócio. Saímos do encontro com muitas dicas de como tornar o nosso dia a dia melhor.”
Calendário de encontros
No dia 21 de junho, a Coopertradição realizou seu primeiro encontro de mulheres em Nonoai (RS). Participaram do evento cerca de 70 pessoas, entre cooperadas, esposas de cooperados e autoridades locais.
Em Pato Branco, o Encontro de Mulheres aconteceu no dia 4 de julho, no auditório da matriz. Ao todo, participaram 70 cooperadas de Pato Branco, Palma Sola, Renascença e Vitorino.
Já em Coronel Vivida, o encontro aconteceu no dia 5 de julho e contemplou 65 cooperadas do município e das unidades de Honório Serpa e Mangueirinha.
Dando sequência ao calendário, no dia 6 de julho foi a vez das cooperadas de Clevelândia, Mariópolis e Palmas ficarem atualizadas sobre tudo que acontece na cooperativa e das ações voltadas para o público feminino. Ao todo, 110 mulheres participaram.
O último dia de Encontro de Mulheres foi promovido em Candói para 90 cooperadas do município. Diferente das outras unidades, o evento no município começou pela manhã, com uma palestra, e seguiu até a tarde, com um bingo, idealizado pelas cooperadas do Núcleo Feminino de Candói, que aproveitaram a oportunidade para se apresentar.
“O verdadeiro lucro está na cooperação”
Segundo a empresária do agro e palestrante do evento, Helda Elaine, que falou com as mulheres sobre cooperativismo e o papel da mulher no agronegócio, o evento foi um sucesso.
“Eu fiquei muito feliz de ter participado e tido a oportunidade de trazer a palestra ‘O verdadeiro lucro está na cooperação’, que já venho ministrando em todo Brasil. Afinal, a vida é cooperativista, logo, cooperar deve fazer parte dos nossos relacionamentos, dos nossos negócios e da nossa vida como um todo.”