O Rio Grande do Sul teve o menor número de homicídios registrados desde o início da série histórica de monitoramento iniciada em 2010. Foram 95 casos em julho, o que representa uma queda de 25,2%, na comparação com o mesmo mês no ano passado. Também houve redução de 10% no número de feminicídios, considerando-se julho de 2022, e, na mesma lógica, diminuição de 66,7% no número de latrocínios.
“Estamos falando sobre vidas humanas e todas as perdas nós lamentamos, mas, do ponto de vista estatístico, de ações de segurança, conseguimos observar uma redução importante”, disse o governador Eduardo Leite, durante a divulgação à imprensa dos índices de criminalidade de julho, nesta quinta-feira.
O governador elogiou a união entre as polícias. “Temos observado, dentro desse processo de integração, de um esforço coordenado entre todas as instituições de segurança pública, uma capacidade de resposta”, afirmou Leite. Ele ainda garantiu que seguirão trabalhando em busca de reduções “mais expressivas, consistentes e constantes”.