Usina Hidrelétrica Passo Fundo, em Entre Rios do Sul, inicia instalação de alertas sonoros

A Usina Hidrelétrica Passo Fundo, operada pela ENGIE Brasil Energia, iniciou no último dia 16 de agosto a segunda etapa das ações de implantação dos Planos de Contingência das Defesas Civis municipais e Plano de Ação de Emergência da Usina, em parceria com as Defesas Civis municipais. A primeira fase ocorreu no ano passado e envolveu o cadastramento social de todos os moradores próximos  do reservatório. A Usina está localizada em Entre Rios do Sul, próximo de Trindade do Sul e utiliza as águas do Rio Passo Fundo.

Entre 2013 e 2015, suas duas unidades geradoras foram totalmente modernizadas e a partir de 2017, a Usina passou a ser telecontrolada a partir do Centro de Operação da Geração (COG), localizado na sede da ENGIE, em Florianópolis (SC).  O gerente da usina, Lucas Riccio, explicou que o sistema sonoro de alerta que está sendo instalado nas regiões de abrangência do reservatório poderá ser acionado em diversas situações, como testes simulados e em casos de cheias graves e alagamentos.

Já as placas sinalizam aos moradores quais são as rotas de fuga e os locais seguros para se abrigar em caso de emergência.  Os materiais serão instalados em três municípios do Rio Grande do Sul, sendo eles Cruzaltense, Entre Rios do Sul e Trindade do Sul. Disse ainda que, na próxima fase, ainda sem data definida, acontecerá um evento de simulado, que será comunicado previamente pela Usina. Explicou ainda que na ocasião, a comunidade receberá as orientações completas sobre os procedimentos necessários em uma situação adversa.

print