Na última terça-feira (03/10), a unidade da Coopertradição em Candói, promoveu um encontro com produtores de sementes da área de atuação da cooperativa na região. Ao todo, 100 pessoas participaram, entre cooperados, clientes e empresas parceiras.
Conforme apontou Julio Cesar Geisel, gerente da unidade, o encontro foi o primeiro organizado com o público da Coopertradição em Guarapuava — região em que a cooperativa vem ampliando sua área de atuação.
“Já estabelecida em Candói, agora a Coopertradição vem se estabelecendo na região de Guarapuava e Pinhão, que conta com grandes produtores de sementes, inclusive alguns que já são nossos clientes”, disse.
O responsável pela multiplicação de sementes, Fernando Panison, complementou que a cooperativa buscou compartilhar com todos os presentes no evento um pouco do trabalho que a Sementes Coopertradição vem desempenhando no mercado. Segundo ele, o encontro foi fundamental para reforçar a importância dos produtores de sementes para a cooperativa.
“De forma transparente, nós mostramos a reputação que nossos produtores possuem no progresso da Sementes Coopertradição ao longo desses anos. Afinal, a nossa qualidade, que já é reconhecida, começa nos campos de multiplicação, que são conduzidos desde o plantio até a colheita, com muita dedicação pelos produtores de sementes.”
Ainda conforme Panison, durante o evento foi apresentado, em números, toda evolução da cooperativa em multiplicação de sementes e o portfólio trabalhado na região.
Vantagens de ser um produtor cooperado
Para Carlos Eduardo dos Santos Luhm, cooperado na unidade de Candói, o acompanhamento técnico personalizado e o atendimento rápido e ágil são os principais pontos que o fizeram se cooperar.
“A cada ano que passa, a gente vai trocando ideias, recebendo informações complementares e então, tudo vai evoluindo na lavoura, os campos de sementes ficam cada vez mais produtivos. Isso sem falar na logística. Se eu marco 9h para colher, o caminhão está lá 9h. Se eu peço a semente hoje, daqui dois dias tá lá. É tudo certinho”
De acordo com Julio, são vários os benefícios de se tornar um produtor de sementes cooperado da Coopertradição. Ele elencou alguns. “Hoje, os cooperados que cultivam campo de sementes têm muitos benefícios, a exemplo do bônus pela produção; do valor pago pelas sementes, do frete, que é por nossa conta; e para os produtores que tem silos na fazenda, também abre espaço no armazenamento de outros cereais (milho/trigo), outro fator importante é o amplo portfólio de cultivares de soja e diferentes tecnologias disponíveis para o plantio.”
Coopertradição em Guarapuava
Hoje, a cooperativa conta com um escritório no município de Guarapuava situado na Rua Capitão Frederico Virmond, n.º1825, no Centro.