A Polícia Rodoviária Federal realizou, nesta segunda-feira, a Operação Fortis Terminus, que entrou em sua segunda fase. O objetivo, segundo a PRF, é o de interromper a logística do crime organizado por meio da prisão de criminosos e da apreensão ilícitos trazidos dos países vizinhos para o Rio Grande do Sul. As ações, que ocorreram entre os dias 27 de novembro e 03 de dezembro, prenderam 23 pessoas e apreenderam mais de 20 toneladas de drogas e outras mercadorias importadas ilegalmente.
Conforme a PRF, foi realizado sete dias de operação de combate ao crime no Rio Grande do Sul. O foco foi nas fronteiras com o Uruguai e a Argentina, e na divisa com Santa Catarina, para interceptar as mercadorias antes delas chegarem nos grandes centros de consumo, em especial na região metropolitana de Porto Alegre. O trabalho, foi realizado com base em informações de inteligência e a participação de policiais especializados no combate ao crime.
A operação teve um total de 23 presos em 16 ocorrências criminais, envolvendo os mais diversos crimes, em especial tráfico de drogas, contrabando, descaminho e receptação. Foram apreendidos quase 700 kg de drogas, mais de 20 toneladas das mais variadas mercadorias importadas ilegalmente e 20 veículos, entre roubados, clonados e utilizados para o transporte de ilícitos.