Dia de Campo de Verão destaca inovação, tecnologia e protagonismo Feminino

Compartilhe esta notícia!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram

Nos dias 27 e 28 de fevereiro, a Coopertradição realizou seu Dia de Campo de Verão no Centro de Tecnologia e Inovação (CTIC). O evento reuniu mais de 1.150 participantes para debater novidades e aprimoramentos do agronegócio.

Nessa edição, cooperados, parceiros e clientes puderam visitar os stands de 62 empresas expositoras, onde foram apresentadas as novidades em produtos e tecnologias.

No primeiro dia, os participantes assistiram a palestra “Agronegócio: Mercado, Economia e Sustentabilidade”, com Alexandre Mendonça de Barros, especialista em agronegócio, que falou sobre o mercado e perspectivas futuras.

“É muito importante discutir a comercialização, o que está acontecendo com os preços da soja, dos insumos. Precisamos entender esse momento e elaborar estratégias de comercialização para ampliar os resultados do produtor, então é absolutamente fundamental entender o que está acontecendo no mercado”, comentou.

O cooperado de Renascença (PR), Alisson Deliberalli, ressaltou a importância de sua participação. “O dia de campo é para nós conhecermos as novidades, desde sementes, fertilizantes e defensivos. Serve também para escolhermos as melhores opções para implantar em nossa lavoura. Este ano, por exemplo, teve bastante lançamento de tipos de soja resistentes à ferrugem, novas tecnologias de aplicação, o que foi ótimo.”

Novidades no evento

Uma novidade deste ano foi a presença de expositores de máquinas agrícolas e a visita da das crianças da Escola Municipal José Fraron de Pato Branco e da Fundação Pato-branquense do Bem Estar (Fundabem).

Protagonismo da mulher no agronegócio

Em uma iniciativa já consolidada, o evento reserva um dia especialmente dedicado às mulheres, começando com a Palestra “A importância das Mulheres no Agro 4.0”, ministrada pela engenheira agrônoma e consultora, Alessandra Decicino, que comentou sobre sua experiência com as cooperadas da Coopertradição.

“As mulheres têm tido uma participação fundamental, saindo dos bastidores para o protagonismo. Nesse desenvolvimento, temos uma melhoria de uma maior profissionalização, maior participação na cooperativa, fazendo a gestão dentro da propriedade e, principalmente, um elo de ligação para as novas gerações”, finalizou.

Durante a palestra, Alessandra ressaltou ainda mais a necessidade de valorizar e reconhecer o protagonismo feminino dentro das propriedades rurais. A diretora de governança da Coopertradição, Mareli Neitzke, falou sobre esses pontos que a palestra abordou.

“O que nós tivemos na palestra é justamente uma reflexão sobre a importância que a mulher tem no dia a dia na propriedade rural e o objetivo da cooperativa é de que, em 2024, possamos despertar cada vez mais esse protagonismo.”

A cooperada da Unidade de Candói (PR), Analucia Pagliosa Vicente, também comentou sobre a importância da mulher no agro e como os eventos promovidos pela cooperativa são relevantes para elas.

“A Coopetradição, olhando para nós, dando um dia especial, com uma palestra importante, onde trabalha a inserção da mulher no agro, a importância dela no agro, faz com que a gente saia daqui empoderadas. E, com o que aprendemos e visualizamos nesses eventos, vamos poder ajudar e acompanhar os nossos parceiros nas nossas propriedades.”

Após o evento, as participantes receberam ecobags de brinde, alinhadas com o compromisso socioambiental da Coopertradição, cada vez mais engajada em questões de sustentabilidade e responsabilidade social.

10 anos Sementes Coopertradição

Outro destaque foi o espaço dedicado à Sementes Coopertradição, que celebrou seu 10º aniversário com um stand especial, comemorando uma década de inovação e qualidade no fornecimento de sementes.

O vice-presidente da Coopertradição e diretor comercial, Gelson Corrêa, relembrou um pouco a história construída pela Sementes. “Desde o seu início, foram muitos desafios enfrentados e aprendizados adquiridos. Hoje, a Coopertradição se orgulha em produzir e multiplicar sementes de alta qualidade para oito estados brasileiros, incluindo cultivares de soja, trigo e feijão. Esse trabalho árduo resultou com a Coopertradição detendo cerca de 3% de participação no mercado de sementes de soja certificadas no Brasil.”

Com 10 anos de uma história bem-sucedida, a Coopertradição reafirma seu compromisso em continuar investindo em tecnologia e pesquisa, trazendo sempre cultivares novas e mais avançadas para seus cooperados.

Lançamento Titanium

Ainda no primeiro dia, após a Palestra, por meio de uma fala com os cooperados, aconteceu o lançamento da cultivar Titanum, da Brasmax, que promete alto potencial produtivo, ampla janela de plantio, tolerância à ferrugem asiática, entre outros benefícios.

print