No cooperativismo, a busca pela felicidade interna dos colaboradores é um objetivo cada vez mais frequente. Recentemente, o resultado do FIC – Felicidade Interna do Cooperativismo foi apresentado pela Coopertradição, trazendo mais clareza à maneira como a cooperativa está interpretando e agindo com base nessa métrica. Esse resultado foi obtido por meio de uma pesquisa conduzida de 2 a 20 de outubro, onde 100 pessoas da Indústria de Soja de Clevelândia se inscreveram, e todos os inscritos participaram em um tempo recorde na história do FIC, totalizando cinco dias.
O FIC não é apenas uma pontuação, mas um reflexo das nove dimensões que compõem a experiência dos colaboradores dentro da cooperativa. Ao analisar essas dimensões, é possível identificar áreas de destaque e oportunidades de melhoria.
Em uma reunião online com o Comitê, os resultados obtidos foram discutidos de maneira aprofundada. Na oportunidade o Comitê apresentou as oportunidades de melhorias da dimensão Saúde e Padrão de Vida. Não se tratou apenas de apresentar dados, mas sim, de compreender como essas dimensões se entrelaçam e como pequenas mudanças de atitude podem gerar grandes impactos. O encontro presencial, que aconteceu dias 20 e 21 de fevereiro, teve o intuito de escolher e discutir com o grupo apenas três ações de cada dimensão para elaboração dos planos de ações.
Com isso, o Comitê e a Alta Gestão da cooperativa assumem o papel de definir as dimensões que serão alvo de melhorias. Esse processo é feito por meio de workshops onde todos os colaboradores são convidados a participar. Esses momentos são o foco do programa, pois permitem que cada colaborador identifique não apenas os desafios da cooperativa, mas também os compromissos pessoais que podem contribuir para o avanço coletivo.
Dessa análise conjunta surgem os planos de ação, que serão implementados posteriormente nas oficinas. É um processo colaborativo e contínuo, onde o objetivo final não é apenas elevar o índice Felicidade Interna do Cooperativismo, mas promover um ambiente de trabalho mais satisfatório e produtivo para todos.
Oficinas do FIC: Transformando ideias em ação para uma cooperativa mais feliz
As Oficinas do FIC – Felicidade Interna do Cooperativismo da Coopertradição, são onde as sugestões dos colaboradores se transformam em planos de ação, impulsionando a felicidade dentro da cooperativa.
Nessas oficinas, o Comitê e os Felicitadores trabalham nas sugestões de melhoria trazidas pelos colaboradores. Utilizando a metodologia 5W2H, eles detalham cada etapa: o que será feito, por que, como, quando, onde, quem estará envolvido e quanto custará. É o momento de dar vida às ideias e sugestões, tornando-as planos de ação concretos.
O principal objetivo das oficinas é transformar essas sugestões em ações que melhorem o índice FIC da cooperativa. Isso não se limita apenas aos planos; os colaboradores também assumem desafios pessoais para contribuir com essa busca pela felicidade interna.
Após finalizados, os planos são apresentados à Alta Gestão para aprovação final. Uma vez aprovados, inicia-se a implementação imediata e, a cada três meses, o Comitê do FIC, representantes do Sescoop/PR e fecilitadores se reúnem para analisar o andamento dos planos, avaliar o cronograma e os resultados obtidos até então.
Após a terceira monitoria, a pesquisa é reaplicada. Isso permite avaliar se houve evolução positiva no índice FIC e em quais dimensões, marcando o início de um novo ciclo de melhorias.
O FIC é um programa contínuo, sem data para terminar, pois a busca pela felicidade e bem-estar coletivo é constante.