Foi assinado e publicado no começo da tarde desta terça-feira (19) o decreto (027/2024) de situação de emergência em Frederico Westphalen, em razão das fortes chuvas que atingiram o município na noite de segunda-feira (18).
O documento tem validade de 180 dias, período no qual a Prefeitura de FW poderá executar ações emergenciais de assistência à população, entre as quais estão a aquisição de bens e serviços necessários para atender as demandas decorrentes do evento climático.
Atualização dos danos humanos e materiais
Durante a manhã desta terça-feira (19), equipes das secretarias e da Defesa Civil fizeram vistorias na área urbana e rural do município, levantando informações sobre os prejuízos decorrentes da enxurrada.
Até o momento, 76 pessoas seguem desalojadas, abrigadas em residências de amigos e familiares. Conforme a Secretaria da Assistência Social e Habitação, o número de pessoas desabrigadas vem reduzindo e, até a atualização mais recente, cerca de 10 moradores estavam em locais provisórios, como casas alugadas e hotéis.
No entanto, as equipes da secretaria seguem realizando visitas às residências situadas nas áreas mais afetadas pelas fortes chuvas e novas atualizações sobre o número de pessoas atingidas podem ser divulgadas nas próximas horas.
Também durante a manhã de terça-feira (19), a Secretaria de Coordenação e Planejamento fez um mapeamento dos locais atingidos com mais intensidade pela enxurrada na área urbana: Sete localidades foram as mais afetadas:
Bairro Jardim Primavera
Bairro Aparecida (rua Caí)
Bairro Ipiranga (proximidades do entroncamento com a BR-386/158)
Bairro Barril (duas localidades às margens da rua Santo Cerutti)
Bairro Santo Antônio (proximidades do frigorífico)
Bairro Fátima (três localidades nas proximidades do aeroporto)
Centro (rua Campos Elíseos)
De posse dessas informações, a Administração Municipal agora trabalha no levantamento das principais demandas da população afetada nessas localidades. O objetivo é concentrar esforços para amparar os moradores mais prejudicados pela enxurrada.
Informações sobre doações
A Secretaria de Assistência Social e Habitação segue com a campanha para arrecadação de itens para doação aos moradores mais afetados. Os itens prioritários são colchões, cobertores e móveis, mas outros donativos podem ser entregues também.
O ponto de referência para entrega de doações é o Centro de Eventos do Parque Monsenhor Vitor Batistella. Pessoas que não podem fazer a entrega dos donativos direto no local podem contatar a secretaria pelo (55) 9 9993-6996 ou 3744-6943, que as equipes fazem a coleta dos materiais.