Frente fria avança pelo Rio Grande do Sul nesta terça-feira e traz chuva em todo o estado no decorrer do dia. A MetSul alerta que a chuva pode ser localmente forte e até por vezes torrencial na passagem da frente em diversas localidades, o que pode causar alagamentos por altos volumes em curto período.
Temporais isolados com vento não são descartados, embora o maior risco seja chuva forte. A instabilidade é mais intensa no começo do dia na Metade Oeste e da tarde para a noite na Metade Leste. No Oeste, o tempo melhora da tarde para a noite. Com a instabilidade, a temperatura não varia muito.
As mínimas rondam os 18ºC em Passo Fundo e os 17ºC em São José dos Ausentes e Santana do Livramento. As máximas, por sua vez, podem chegar a 25ºC em Uruguaiana e 27ºC em Torres. Em Porto Alegre, os termômetros variam entre 21ºC e 25ºC.
A nova frente fria está associada a um ciclone extratropical na costa da Argentina, distante do Sul do Brasil. O fenômeno marcará o final de uma longa sequência de instabilidade, responsáveis por volumes de chuva no Rio Grande do Sul acima de 150 mm em algumas cidades e superiores a 400 mm em setores do Leste catarinense.
Não há previsão de cenário como o do dia 21 de março, quando vendavais intensos e generalizados deixaram milhões de gaúchos sem luz. Em diferentes pontos, há risco de a chuva ser moderada a forte com elevados volumes localizados em curto período, o que pode provocar alagamentos.
O risco de tempo severo não será alto, mas não pode se descartar a ocorrência de alguns temporais isolados com raios, rajadas de vento forte e ocasional queda de granizo. A tendência é que a máxima atividade frontal no Sul do Brasil ocorra mais a Oeste da região, onde será maior o risco de chuva forte e temporais isolados. No caso do estado, no Noroeste, no Oeste, Centro e Campanha, embora não se afaste chuva forte e ocasionais temporais em outras regiões.
O tempo melhora já na terça no Oeste gaúcho e em todo o Rio Grande do Sul amanhã com uma massa de ar seco e mais frio de alta pressão. O ar seco associado a um centro de alta pressão na sequência da frente fria vai garantir uma segunda metade da semana com predomínio do sol e tempo aberto no estado.
A atmosfera mais amena, o perfil seco e a escassa nebulosidade favorecerão noites bastante amenas ou frias na maior parte dos municípios. Nas áreas de maior altitude do Nordeste gaúcho, caso dos Aparados, poderá ter até formação de geada.