A Polícia Civil, representada pelo delegado Germano Alves de Lima, juntamente com o prefeito, vice-prefeito, primeira dama, secretários municipais, Conselho Tutelar e profissionais da saúde, promoveram na última terça-feira (4), na Escola Estadual de Educação Básica Barragem do Rio Passo Fundo, em Entre Rios do Sul, palestras em alusão ao “Maio Laranja”, mês dedicado ao combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes no Brasil. Também realizaram palestra sobre prevenção a fraudes e golpes previdenciários contra pessoas idosas.
Na ocasião, temas como o bullying, cyberbullying, violência doméstica e abuso sexual no âmbito familiar e na sociedade foram abordados e debatidos de forma didática e interativa com os alunos, além de permitir aos profissionais da área a oportunidade de esclarecer dúvidas e expor opiniões. Ao todo, 120 alunos participaram das atividades.
Capacitar a comunidade
De acordo com a polícia, essas palestras capacitam crianças, educadores, profissionais de saúde e outros membros da comunidade a reconhecer e interromper casos de abuso, promovendo um ambiente seguro e de confiança para que as vítimas possam buscar ajuda.
Prevenção à golpes
No mesmo dia, à tarde, outra palestra foi realizada, agora sobre a prevenção à golpes e fraudes previdenciárias contra pessoas idosas. Cerca de 120 participantes receberam noções básicas e gerais para evitar esse tipo de crime, além de promover ações de conhecimento sobre os diferentes tipos de golpes, informando sobre a necessidade de resguardar informações pessoais e financeiras para evitar que se tornem vítimas de esquemas fraudulentos.
Busquem orientação
A Polícia Civil reitera que abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes é crime e que denúncias podem ser feitas pelo telefone Disque 100. Também reitera para que a população em geral, e especialmente os idosos, busquem orientação de familiares, amigos ou pessoas de confiança quando desconfiarem de qualquer solicitação de informações pessoais ou financeiras feitas por telefone, e-mail ou mensagem de texto, especialmente se vierem de fontes desconhecidas, nunca compartilhem senhas, números de Seguro Social ou detalhes bancários com estranhos.