Inverno no RS será menos frio e com chuva acima da média, projeta MetSul

inverno começa hoje com o solstício às 17h51min e marcará a transição do El Niño recém terminado para La Niña mais tarde neste ano. Grande parte da estação se dará com o Pacífico em neutralidade, mas pode terminar com La Niña. Quase todos os modelos de clima indicam um inverno com precipitação abaixo ou muito abaixo da média no Sul do Brasil, mas este não é o prognóstico da MetSul.

trimestre junho a agosto deve ter chuva acima da média no Rio Grande do Sul, embora com períodos de chuva mais escassa. O padrão de temperatura muito acima da média com bloqueio atmosférico no Centro do país, que acompanhou os eventos extremos de chuva do segundo semestre de 2023 e de maio e junho deste ano, seguirá. Assim, o Rio Grande do Sul tem risco de mais episódios de chuva excessiva, sobretudo nas Metades Norte e Leste.

Temperaturas

A estação deve ter temperatura acima da média e os dias de frio intenso serão menos frequentes. Por outro lado, haverá mais dias quentes que o normal.

Durante a estação, em função das inversões térmicas no período da manhã, são comuns as formações de nevoeiros ou névoa úmida nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, com redução de visibilidade, especialmente em estradas e aeroportos.

O inverno gaúcho, mesmo distante de rigoroso, deverá ter alguns dias de frio muito intenso, mas estes eventos de ar mais gelado tendem a ser pontuais na estação. Com o resfriamento do Pacífico, aumenta o risco de frio tardio mais tarde na estação e no início da primavera.

print